Notícias

Campinas suspende licitação para troca de pontos de ônibus pela segunda vez


De acordo com a Secretaria de Transportes, edital foi adiado após pedido das empresas interessadas na concorrência ao Tribunal de Contas. Previsão é que processo seja reaberto em 30 dias.

Prefeitura de Campinas (SP) suspendeu, nesta quarta-feira (26), a licitação para a troca dos pontos de ônibus do município. De acordo com a administração municipal, as duas empresas interessadas solicitaram, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que o edital fosse interrompido para o Executivo responder alguns questionamentos realizados durante o certame. Em janeiro, o processo já havia sido cancelado porque nenhuma companhia se interessou pela concorrência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, os questionamentos já haviam sido respondidos no edital, mas, por conta da solicitação do Tribunal de Contas, a Prefeitura decidiu suspender a licitação para que o órgão analise as perguntas e respostas. Com o adiamento, o edital deve ser reaberto em 30 dias, após o aval do estado. A previsão da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) é de que a empresa vencedora conclua o projeto em três anos.

O secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, afirmou que, após nenhuma empresa manifestar interesse pela licitação, o edital foi modificado para “se adequar à realidade” das empresas da cidade. A principal mudança foi a quantidade de pontos de ônibus que serão trocados. Na primeira concorrência, a ideia da administração era trocar todos os abrigos, que são aproximadamente 1,8 mil. No entanto, o número diminuiu para 800.

Questionamentos
Ainda de acordo com Barreiro, os questionamentos das empresas à Prefeitura foram relacionados ao critério de desempate e também à gestão do processo. Todos os pontos de ônibus que foram trocados serão mantidos pela concessionária vencedora da licitação. “Esse pedido de adiamento é comum em licitações. Às vezes as empresas até fazem perguntas para ganhar mais tempo”, disse o secretário.

A proposta de passar a gestão dos pontos de ônibus para a iniciativa privada começou em agosto de 2015. A contrapartida da Prefeitura é que as empresas teriam exclusividade na exploração de propaganda nos abrigos.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *