Notícias

Câmara Municipal aprova mais transparência nos processos de licitação em Goiânia

Proposta é digitalizar e disponibilizar os contratos para população

Nesta última quinta-feira (15/9), foi aprovado, na Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de lei que amplia o processo de transparência nos contratos e contas da Prefeitura. Para isso, a proposta é que os contratos de licitações, de dispensa e notas fiscais de pagamentos sejam digitalizados e disponibilizados para população.

Autor do projeto, vereador Elis Vaz defende que a medida é um avanço democrático na fiscalização das compras realizadas pela Prefeitura, pois disponibiliza acesso aos editais, contratos, valores e pagamentos. “O que a sociedade reclama é maior transparência nessas contas, pois a população, que paga impostos, tem o direito de saber como é aplicado os recursos públicos” comenta.

Responsável pela investigação sobre o processo de licitação para merenda escolar, Vaz cita o episódio para defender sua proposta. Segundo ele o descumprimento da lei não teria acontecido caso as informações fossem publicadas para o cidadão.

“Se o contrato não é discriminado integralmente, em todos os seus aspectos, torna-se fácil manipular valores. As principais formas de corrupção e desvios de dinheiro público ocorrem na contratação e execução. Negar acesso pleno a essas informações é perpetuar a cultura da corrupção”, argumenta.

O projeto foi aprovado em segunda e última votação na Câmara Municipal, agora seguirá para ser vetado ou sancionada pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.

(Fonte: DM)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *