Notícias

Câmara de São Paulo aprova pacote que abranda Lei Cidade Limpa

Um terceiro projeto originalmente alterava a lei para incluir a iluminação interna como item obrigatório dos abrigos de ônibus, mas o texto aprovado ontem exige apenas que o aspecto seja observado nas licitações.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou ontem um pacote de 32 projetos de lei, alguns na fila de votação desde 1998. O conjunto inclui mudanças na Lei Cidade Limpa, principal marca da gestão Gilberto Kassab (PSD).

 

Um dos projetos libera letreiros de igrejas e estabelecimentos de saúde, como clínicas e hospitais, das exigências previstas na lei.

 

Pelo texto, o nome e logotipo desses locais passam a não ser considerados como anúncios, mas os letreiros das igrejas precisam ser aprovados pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana. Já os painéis das clínicas devem ter altura de até 5 metros.

 

Outro projeto autoriza a veiculação de anúncios em todos os táxis e ônibus da cidade, uma frota que soma mais de 49 mil veículos.

 

O texto original vinculava eventuais receitas a subsídios à tarifa de ônibus e ao combustível usado pelos táxis, mas essa exigência foi retirada do texto aprovado.

 

Os dois projetos ainda precisam passar por segunda votação antes de serem encaminhados para a análise do prefeito Fernando Haddad (PT). Eles também preveem um período para regulamentação.

 

Um terceiro projeto originalmente alterava a lei para incluir a iluminação interna como item obrigatório dos abrigos de ônibus, mas o texto aprovado ontem exige apenas que o aspecto seja observado nas licitações.

 

O projeto, de 2010, foi aprovado após a conclusão da concorrência para a troca de 6.500 abrigos, que foi finalizada no ano passado.

 

OUTROS

 

A Câmara também aprovou ontem, em primeira votação, projeto que obriga a prefeitura a instalar baterias em todos os semáforos da cidade para evitar desligamento em caso de panes. O plano da gestão Haddad prevê aparelhos antiapagão apenas em 1.400 dos 6.156 cruzamentos.

 

Entre outras matérias aprovadas estão a liberação do transporte de animais domésticos na cabine dos aviões, a criação do Dia do Palmeirense, a implantação de linhas de ônibus noturnas e a instalação de dez pórticos turísticos nas entradas da cidade.

 

Também foi concedido o título de cidadão paulistano ao soldado Wanderlei Vignoli, da PM, agredido a pedradas durante uma das manifestações de junho. (ANDRÉ MONTEIRO)

 

(Fonte: Folha SP)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *