Notícias

CAERN inicia licitação para concluir Sistema Adutor Santa Cruz/Mossoró

Obra foi iniciada há cerca de 13 anos e até hoje não foi concluída. É considerada fundamental para o crescimento urbano de Mossoró, pois vai misturar água manancial da barragem a água calcária extraída dos poços e assim, causará menos entupimento dos tubos e menos destruição das ruas de Mossoró para substituí-los, além de ampliar e melhorar as possibilidades investimentos da Construção Civil

Considerada fundamental para o crescimento imobiliário de Mossoró, o sistema adutor Santa Cruz/Mossoró foi iniciado há mais de 10 anos, sendo que até hoje não foi concluído. A CAERN, através de sua assessoria, informou esta semana que vai concluir a obra em breve.

Anunciada como um dos grandes investimentos pelo Governo Wilma de Faria, ainda em 2009, a obra chegou a ser fiscalizada o andamento das obras pela governadora Rosalba Ciarlini, que assumiu após a saída de Wilma de Faria, no ano de 2014.

O MH fez o percurso de mais de 90 km do sistema adutor, que interliga a Barragem de Santa Cruz, em Apodi, a cidade de Mossoró. A casa de máquinas de bombeamento perto do paredão da Barragem, já precisa de manutenção e substituição dos equipamentos.

Boa parte do trecho entre Apodi e Mossoró, já existe a fixação dos tubos, faltando apenas um pequeno trecho entre a área de Governador Dix Sept Rosado (na BR 405) e a cidade de Mossoró. Neste trecho, os tubos estão condições de uso. Basta concluir.

O projeto inicial previa investimento de R$ 127 milhões nesta adutora. Também estava previsto a construção de um grande reservatório na região Oeste da cidade de Mossoró, para somar ao reservatório que já recebe e distribui a água da Adutora Jerônimo rosado.

Ao todo, o investimento seria, a época, de 226 milhões para melhorar o sistema de abastecimento de Mossoró. Deste total, R$ 99 milhões seriam usados para trocar parte do sistema de abastecimento da cidade. Neste caso, a obra já foi feita.

No caso falta concluir a adutora e construir uma cisterna para receber a água e distribuir na cidade de forma uniforme. Esta obra o governo chegou a anunciar que havia sido iniciada. Veja AQUI. A água trazida pelo sistema Adutor Santa Cruz duas finalidades claras em benefício da população de Mossoró:

Primeiro: aumentar o volume de água a disposição da população de Mossoró, que já passa de 300 mil habitantes.

Segundo: misturar água manancial com água calcária extraída dos poços tubulares para, assim, aumentar a vida útil do sistema com menos entupimentos devido ao calcário.

Para a construção civil, segundo professor Josivan Barbosa, da UFERSA, também será fundamental. Segundo ele, os construtores enfrentam sérios problemas para conseguir o documento da CAERN para ter recursos da caixa para construir, pois não tem água suficiente.

Atualmente a Adutora Jerônimo Rosado, que tem sua estação de captação no Rio Piranhas/Açu, na área perenizada pelas comportas da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves (armazena até 2,4 bilhões de metros cúbicos de água), em Assu-RN, já injeta água no sistema de distribuição leste da cidade de Mossoró.

O projeto é atender a região Oeste da cidade de Mossoró, que tem crescido muito, com água do sistema adutor Santa Cruz, o qual a CAERN informou:

“A licitação para a retomada da obra já foi iniciada. O pregão foi realizado e está em fase de julgamento das propostas. Assim, a obra será retomada após a tramitação. É válido destacar que esta obra é prioridade para a Caern e para o Governo do Estado”, destaca.

Barragem de Santa Cruz
Inaugurada no ano de 2002, a Barragem de Santa Cruz tem capacidade para armazenar até 600 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente serve para criação de tilápia em cativeiro e já abastece parte do Alto Oeste Potiguar através de sistema adutor.

Além da adutora Santa Cruz/Mossoró, também estava sendo construído outro sistema para transpor as águas da Barragem para a Chapada do Apodi, através de canais e bombeamento, para fortalecer a Fruticultura Irrigada na região.

Este reservatório, no entanto, em função dos invernos fracos, perdeu muita água, chegando a ficar com menos de 20% de sua capacidade total de armazenamento. Atualmente está com pouco mais de 35% de sua capacidade total de armazenamento.

(Fonte: Mossoro Hoje)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *