Notícias

Após reunião com Paulo Serra, Metrô projeta licitação do projeto básico da Linha 20 para 2023

Reunião entre a Prefeitura de Santo André, sob comando de Paulo Serra (PSDB), a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Paulo Galli e o diretor do Metrô, Silvani Pereira, apresentou traçado da Linha 20 – Rosa, que ligará o Grande ABC à Capital, e que deverá ter projeto básico licitado em 2023.

A previsão foi feita pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, que também projetou que, para a efetivação da obra do modal, outras licitações deverão ser planejas e contratadas. Além, disso o Silvani Pereira também afirmou que o andamento do projeto depende das liberações financeiras que deverão viabilizar a Linha 20.

“(Todo o andamento do projeto da Linha 20) dependerá do andamento das obras e também da liberação financeira. Mas, seremos realistas e daremos um passo de cada vez, até para passarmos segurança para a população. A expectativa é quem em 2023 deveremos licitar o projeto básico da Linha 20 para que possamos dar inícios às obras”, declarou o presidente do Metrô, Silvani Pereira em coletiva que ocorreu no nono andar do prédio do Executivo de Santo André.

Após a reunião, o traçado da Linha 20 – Rosa foi apresentado para a imprensa e deverá contar com 24 estações. Seis delas deverão estar em Santo André, com quatro paradas e São Bernardo, com dois pontos. A linha deverá sair do bairro da Lapa, na Capital, da estação Santa Marina, sendo que o ponto final tem projeção de ser em Santo André, na estação Santo André – Celso Daniel, que também compreende à Linha 10 – Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Há previsão de que a Linha 20 também cruze com o BRT ABC, na futura parada Afonsina, em Santo André.

O prefeito Paulo Serra declarou que a Linha 20 – Rosa passa a ser uma “obsessão” da cidade e também da região e que não medirá esforços para viabilizar o projeto do modal. O prefeito, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, também colocou os municípios à disposição do Governo do Estado e do Metrô para auxiliar no que for preciso para destravar a obra.

“Como esse (projeto do Metrô) é um tema sensível para a população do Grande ABC, já que no passado projetos dessa forma não se concretizaram, estamos vendo que com a efetivação da Linha 20 essa frustração poderá ser superada”, declarou o Paulo Serra.

Ainda conforme o estudo apresentado pelo Metrô, na manhã de hoje, os 33 quilômetros da linha deverão ser subterrâneos, oito linhas entre CPTM e Metrô estarão conctadas e deverão atender aproximadamente 1,29 milhões de pessoas por dia. A frota total de trens é estipulada em 50 composições. Há possibilidae de que um pátio de manutenção e de manobras deverá ocupar áres que pertence a Rhodia.

BRT ABC

O secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, reiterou informação passada pelo vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), passada no final do ano passado, de que as obras do BRT ABC, outro modal que ligará a região à Capital, deverá ter início ainda no final do mês de fevereiro, no terminal rodoviário de São Bernardo.

“O vice-governador esteve aqui na região e disse que até o final desse mês a gente começa a obra (do BRT ABC). Ainda falta alguns licenciamentos ambientas que estão sendo feitos. Conforme isso vai sendo liberado, a gente vai abrindo as frentes de obra. Mas a gente começa agora pelo terminal de São Bernardo”, declarou Paulo Galli.

(Fonte: Diario do Grande ABC)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *