Notícias

Após questionamentos ao TCE, licitação do BRT é adiada em São José

A administração municipal de São José dos Campos adiou para agosto a entrega dos lances das empresas para a apresentação das propostas para a implantação do BRT, batizado como Mobi. A medida foi anunciada, nesta terça-feira (31).

A licitação é alvo de críticas e denúncias do PSDB e do advogado Hélio Bezerra de Sá. A representação foi feita durante a etapa de pré-qualificação das concorrentes e aponta suspostas irregularidades, como problemas de competitividade, ausência de planilhas e do envolvimento das empresas na Operação Lava Jato.

Edital

Catorze empresas e consórcios foram qualificados para disputar o lote 1, que estipula a construção de quatro corredores, totalizando 25,3 quilômetros de extensão, terminais de embarque e desembarque, além de um CCO (Centro de Controle Operacional).

O valor teto do edital é de R$ 319.442.133,11. O pacote de obras desta fase prevê a implantação do trecho Corredor Estrada Velha /Bacabal, Corredor Andrômeda, Corredor Interligação Centro-Sul e Corredor Centro I.

O lote 1 também abrange a construção do Terminal Sul, do Terminal José Longo e do CCO. A rede proposta está toda baseada em um sistema composto por veículos do tipo BRT, distribuídos em corredores exclusivos. A alimentação será feita pelos terminais e estações de transferência.

No Mobi, os ônibus vão trafegar em uma canaleta segregada, com uma extensão de aproximadamente 51 quilômetros, passando por todas as regiões cidade. Serão construídas estações que permitam a cobrança externa, para tornar mais rápido o acesso dos passageiros e aumentar velocidade operacional.

O Meon tentou contato com o advogado, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. Os vereadores, em representação, apontam problemas no certame que poderiam influenciar na licitação.

Outro lado

A Prefeitura de São José, por meio de nota, informou que decidiu remacar a apresentação das propostas, para garantir tempo hábil para realizar eventuais ajustes e republicar o edital dentro dos prazos legais. “O Mobi é um projeto de alta complexidade e estamos tomando todos os cuidados jurídicos e administrativos para que a licitação, e o projeto, sejam bem executados”, disse o secretário de Obras, Miguel Sampaio.

Fonte: Meon

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *