Notícias

Após crise, São Bernardo abrirá nova licitação para coleta de lixo

Depois de um verdadeiro “pé de guerra” entre a Prefeitura de São Bernardo e a concessionária responsável pela limpeza na cidade, a administração municipal anunciou ontem que as partes entraram em acordo e o contrato será mantido apenas pelos próximos seis meses. Assinada em 2012, a PPP (Parceria Público-Privada) tinha inicialmente validade de 30 anos. O impasse foi responsável na semana passada pelo acúmulo de lixo nas ruas da cidade.

A prefeitura informou ontem que irá fazer o pagamento dos serviços prestados entre janeiro e junho, que estão em atraso, e a empresa continuará atuando na cidade por mais 180 dias.

“Neste período, será lançada licitação, buscando-se um novo modelo de atendimento na área da limpeza urbana”, diz a nota divulgada pela prefeitura.

A SBC Valorização de Resíduos, que faz o serviço na cidade, não recebia repasse do município desde janeiro. A gestão municipal dizia que havia irregularidades no contrato de PPP, firmada pelo prefeito antecessor, Luiz Marinho (PT) – o que não foi comprovado até agora.

Segundo a empresa, o acordo teve valores de aditamento congelados durante os anos de vigência para que não houvesse o pagamento antecipado. A SBC Valorização diz que a dívida da prefeitura é de aproximadamente R$ 123 milhões. Sem acordo entre as partes, o conflito foi parar na Justiça, com pedido de pagamento imediato por parte da concessionária. Ainda não houve julgamento do caso.

Nos últimos dois meses, a gestão municipal depositou apenas valores para os salários dos funcionários. Apesar de descartar demissões, a empresa deixou na semana passada de realizar a coleta em vários pontos da cidade e fechou os ecopontos. A alegação para foi de falta de condições financeiras para arcar com custos como aluguel de imóveis e compra de combustível para os caminhões,

A situação foi normalizada no início desta semana, após acordo entre as partes para que o serviço voltasse a ser realizado.

“Durante o impasse, a empresa viu-se obrigada a suspender parcialmente os serviços, cujo restabelecimento só foi possível graças à compreensão dos dois lados”, diz a nota da prefeitura divulgada ontem.

A administração municipal foi questionada se haverá pagamento de multas pela rescisão do contrato e se a discussão da dívida continuará na Justiça, mas não esclareceu tais pontos até a conclusão desta edição.

A reportagem não conseguiu contato com a SBC Valorização depois que recebeu a nota da prefeitura, por volta das 19h.

(Fonte: Metro Jornal)

Related posts
Notícias

Secretaria de Mobilidade abre consulta pública para licitação do transporte público de Natal

Tribunal de Contas do Estado vai acompanhar processo de licitação. A Secretaria de Mobilidade…
Read more
Notícias

Processo licitatório para a construção da ponte Inácio Barbosa/Coroa do Meio em Aracaju é finalizado

Segundo a secretaria, que é responsável pelo projeto, o próximo passo é a contratação da…
Read more
Notícias

Prefeitura de Aparecida do Taboado abre licitação e pode contratar coleta de lixo por até R$ 11,4 milhões

Aviso de licitação consta no Diário Oficial da Assomasul A Prefeitura de Aparecida do Taboado…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *