Notícias

Alckmin declara que São Paulo irá processar a Siemens

Indicando que o governo paulista teve conhecimento e avalizou a formação de um cartel para a licitação da linha 5 do Metrô de São Paulo. Os casos relatados vão de 1998 a 2008.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) declarou em entrevista coletiva nesta terça-feira (13) que o Estado paulista vai processar a multinacional alemã Siemens por formação de cartel.

 

“Hoje estamos anunciando o início do processo. Nós vamos fazer um processo contra a empresa Siemens pela lesão aos cofres públicos e ao Estado de São Paulo, exigindo a indenização de toda a lesão”, disse. “Ela [a companhia] não escapará do Tribunal de São Paulo”, acrescentou.

 

Apesar disso, Alckmin afirmou que os contratos atuais com a Siemens estão mantidos.

 

O caso envolvendo a empresa já se arrasta desde julho, quando a Folha revelou que a empresa alemã delatou um cartel do qual fazia parte, –envolvendo o fornecimento de equipamentos para metrôs e trens em São Paulo e no Distrito Federal– a autoridades antitruste.

 

O governo de São Paulo finalmente teve acesso, por ordem judicial, aos documentos relativos a apuração contra as companhias que operam o metrô.

 

A investigação vem sendo feita pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) com “diários” que a multinacional alemã Siemens entregou às autoridades. Lá estão registrados as negociações da empresa com representantes do Estado, indicando que o governo paulista teve conhecimento e avalizou a formação de um cartel para a licitação da linha 5 do Metrô de São Paulo. Os casos relatados vão de 1998 a 2008.

 

Na denúncia, a Siemens aponta que as empresas Alstom (França), Bombardier (Canadá), Mitsui (Japão) e CAF (Espanha) eram as que operavam em cartel no país.

 

Alckmin já havia criticado a necessidade de ir à Justiça para ganhar acesso aos arquivos que estão sendo investigados. O suposto esquema de corrupção teria envolvido as últimas três gestões do governo de São Paulo –Mário Covas, José Serra e o próprio Alckmin–, todas do PSDB.

 

Amanhã estão previstas em São Paulo manifestações de sindicalistas e do MPL (Movimento Passe Livre) por causa dos problemas do metrô.

 

Por: PAULO GAMA
(Fonte: Folha SP)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *