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Alckmin apresenta monotrilho e promete operação para abril

O trem é produzido pela Bombardier, uma das empresas acusadas pela Siemens de participar do cartel que agiu em licitações do Estado.

Em julho de 2012, após visitar as obras do monotrilho que ligará a estação Vila Prudente ao Oratório, na zona leste da capital paulista, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), prometeu que a primeira etapa do projeto seria entregue à população ainda em 2013.

 

“As obras estão em um bom ritmo e devemos entregar no ano que vem as estações Vila Prudente e Oratório e o pátio Oratório”, afirmou o governador à ocasião.

 

Ontem, ao voltar ao local, não deixou de cumprir a promessa: entregou aos presentes uma miniatura, feita em papel cartão, do monotrilho que deve começar a operar parcialmente em janeiro e, comercialmente, em abril, segundo a nova previsão.

 

O monotrilho será o primeiro a rodar no Estado. Mais barato e mais rápido de construir que o metrô, terá capacidade para levar até 48 mil passageiros por hora, 1.000 em cada composição –“o equivalente a 15 ônibus”, como enfatizou Alckmin.

 

O custo total da linha, que deve ser expandida até o extremo leste, com conexão no terminal de ônibus de São Mateus, é de R$ 6, 4 bilhões –cerca da metade do custo do metrô, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

 

Também haverá conexão com a estação Ipiranga, da linha 10-Turquesa da CPTM.

 

O primeiro trecho –entre Vila Prudente e Oratório– será operado por quatro trens. Um deles ficou ontem em exposição na garagem e atraiu a atenção inclusive de operários, que aproveitaram para fotografar o interior da composição.

 

Alckmin passeou pelo interior dos vagões e elogiou o “maior monotrilho do mundo”. O trem é produzido pela Bombardier, uma das empresas acusadas pela Siemens de participar do cartel que agiu em licitações do Estado.

 

(Fonte: Folha SP)

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