Notícias

Agilidade na licitação de obras públicas federais é tema de encontro em Curitiba

Criada pela Lei nº 12.462/11 com o objetivo de tornar o processo de licitação e contrato de obras federais mais ágil

Criada pela Lei nº 12.462/11 com o objetivo de tornar o processo de licitação e contrato de obras federais mais ágil, com menos riscos em relação à qualidade e aos custos do objeto contratado, o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) será tema de debate em Curitiba na próxima segunda-feira, dia 11.

 

O evento será realizado pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o evento contará com a participação de especialistas em Meio Ambiente e de diversas áreas de Engenharia que irão debater os avanços e desafios do RDC Integrado.

 

Com o RDC, as empreiteiras ficam responsáveis pela elaboração dos projetos. Dessa forma, a contratação do projeto que antecede o empreendimento e a obra em si passa a ser feita na mesma licitação economizando tempo. Atualmente as duas são contratadas separadamente, o que torna o processo mais lento.  Além disso, o RDC veta qualquer eventual aumento de custos decorrentes de erros e atrasos nos projetos.

 

Esse tipo de regime é aplicável exclusivamente ao rol de licitações e contratos relativos às Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação, ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e obras e serviços de engenharia para construção, ampliação e reforma de estabelecimentos penais e unidades de atendimento socioeducativo.

 

RDC Integrado

A contratação integrada é um dos cinco regimes de execução possível para obras e serviços de engenharia no RDC.  Neste caso, o vencedor da licitação deve elaborar os projetos básico e executivo e estudos ambientais, a partir de um anteprojeto de engenharia fornecido pela Administração Pública. Um dos principais pontos deste tipo de contratação é que não podem ocorrer aditivos ao contrato, somente em casos excepcionais, evitando aumento nos custos das obras públicas.

 

A empreiteira tem liberdade para escolher os métodos mais eficientes para realizar a obra e também assume os riscos relacionados à obra ou serviço.

 

Workshop

O Workshop ocorrerá no auditório Caio Amaral Gruber, localizado no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), das 13h30 às 18h. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site www.ittiufpr.wix.com/workshoprdc

 

A programação conta com minipalestras, apresentação de estudos de caso e um debate com a participação de membros do Dnit, Fiep, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), UFPR/ITTI e Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

 

O evento é voltado para profissionais e estudantes das áreas de Engenharia Civil, Direito e afins.

 

Serviço:

Workshop “RDC & Meio Ambiente: o Regime Diferenciado de Contratações Públicas”

Data: 11/08/2014

Local: Local: Auditório Caio Amaral Gruber – Centro de Eventos da Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 – Jd. Botânico – Curitiba

Horário: 13h30 às 18h

 

(Fonte: Parana Shop)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *