Notícias

A Petrobrás sob pressão

Como a Petrobrás não está dando conta nem do que já tem para explorar e desenvolver, segue-se que as novas rodadas de licitação de áreas do pré-sal

Sob fortes ataques da oposição, parece mais provável que o governo Dilma se empenhe a partir de agora na recuperação das finanças da Petrobrás.

 

Se isso se confirmar, terá de agir em duas frentes: na recomposição da capacidade de investimento; e na redução das exigências legais impostas em 2009 pelas regras do pré-sal.

 

Hoje, a capacidade de levantar recursos (endividamento) é praticamente a mesma que existia quando foi realizada a megacapitalização, em setembro de 2010 – veja no gráfico. Esse aumento de capital, o maior do mundo em todos os tempos, feito para alavancar a capacidade de investimento da Petrobrás, foi realizado mais com reservas futuras de petróleo (cessão onerosa) do que com dinheiro para impulsionar a capacidade de endividamento. Em só dois anos, o achatamento dos preços dos derivados ao consumidor corroeu o caixa da empresa. Hoje ela está ameaçada de rebaixamento a nível de especulação nas tabelas das agências de classificação de risco. Caso isso ocorra, os investidores que por lei ou por disposição estatutária apenas podem manter em carteira títulos de alta qualidade (grau de investimento), descartarão os da Petrobrás e deixarão de adquiri-los. Implica perda de mercado para a dívida e, logo, alta dos juros a serem pagos pela Petrobrás.

Related posts
Notícias

Prefeitura de Caxias do Sul irá recorrer de decisão judicial que suspende licitação de serviços funerários

No entanto, até que recurso seja apresentado e julgado, o edital que teria prazo até 15 de outubro…
Read more
Notícias

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade…
Read more
Notícias

Metrô retoma licitação para a compra de 44 novos trens

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) publicou nesta sexta-feira (20), o aviso da…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *