Obstáculos das empresas para vender ao governo

 Quais obstáculos as empresas encontram para vender para o governo nessa determinada área de atuação?

Seguem nossas considerações:

São alguns obstáculos, a depender do tipo de segmento, interesse da empresa etc., contudo, posso elencar os principais:

1)      Credibilidade: algumas empresas não participam de licitação, pois desconfiam que haverá manipulação no processo licitatório para favorecer uma determinada empresa. Obviamente, a participação em uma licitação de “cartas marcadas” tira o incentivo de qualquer empresa que pretenda disputar um certame sob regras legítimas e leais.

2)      Pagamento: o atraso no pagamento também é fator de desinteresse; é cediço que a Administração Pública já produziu a “quebra” de muitas empresas e o atraso faz com que o preço ofertado na licitação seja inflado a custear os encargos financeiros da mora. A questão fica mais grave quando o participante da licitação é uma microempresa ou empresa de pequeno porte – que possui baixo capital de giro – pois a demora no pagamento retira-lhe qualquer possibilidade de crescimento.

3)      Burocracia: a exigência documental é extensa e manter a documentação atualizada para participar de licitações exige tempo e investimento.

4)      Morosidade: uma licitação pode levar algum tempo para ser concluída assim como a contratação (2, 3, 5, 10 meses, a depender da complexidade do objeto). Há empresas com políticas agressivas de mercado que buscam o retorno imediato de seus investimentos, por conseguinte, incompatíveis com a morosidade natural do processo licitatório.

Page: 1 2

Portal de Licitações