Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

Licitação: Entrega com atrasos

Na autarquia que trabalho assumi recentemente o serviço de controle de entrega de materiais de consumo e permanentes, posteriormente efetivando a liquidação de despesas para pagamento dos fornecedores. Reparei que 98% das empresas entregam com atraso, às vezes passando mais de um mês, sem motivos justificáveis, e o procedimento era que, para economizar tempo, solicitava-se que a empresa enviasse carta de solicitação de prorrogação com data retroativa para desabonar de multas e outras sanções. A dúvida é: quando a empresa entrega com atraso, sem justificativa plausível, qual é o procedimento realmente correto? O atraso implica sempre em multa? Se for muito extensa a resposta, pelo menos solicito a lei que regularize essas práticas na adm. Pública.

Minha opinião:

Quando a empresa entrega com atraso, sem justificativa plausível, qual é o procedimento realmente correto?

Oficializar o atraso e notificar o fato ao gestor do contrato. Ao não fazê-lo, o gestor responsável imediato, assume a responsabilidade pela omissão (do dever de informar o gestor do contrato).

O atraso implica sempre em multa?

Não. Quando o atraso for “justificado” em face da ocorrência de caso fortuito ou força maior, o gestor do contrato poderá isentar o contratado da aplicação de sanção administrativa.

Publicado em 29 de maio de 2018

(Colaborou Dr. Ariosto Mila Peixoto, advogado especializado em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

Related posts
ArtigosEspecial: Nova Lei de LicitaçõesOutras QuestõesQuestões sobre Licitações

Principais riscos e erros das empresas na adaptação à Lei nº 14.133/2021

CONFIRA 9 RISCOS E ERROS DAS EMPRESAS NA ADAPTAÇÃO DA LEI DE LICITAÇÕES. 1. Entrar na disputa da…
Read more
Outras QuestõesQuestões sobre Licitações

O que muda de verdade para o fornecedor com a Lei 14.133 (em 10 tópicos)?

(a). Planejamento pesa mais: ETP, TR e gestão de riscos ficaram centrais, então proposta sem…
Read more
HabilitaçãoQuestões sobre Licitações

Empresa pequena precisa ter programa de compliance para licitar?

Como regra, não. A Lei 14.133 não transformou programa de integridade em requisito geral de…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *