Estou me formando no fim do ano como Arquiteto e um amigo meu como Engenheiro, estamos pensando em abrir um cnpj para poder participar das licitações, onde seja licitado, trabalhos intelectuais como o desenvolvimento de projetos, onde nos mesmo podemos fazer e não iremos depender de funcionários. Ai gostaria de uma dica e tenho algumas duvidas, como qual a diferença entre, tomada de preço, pregão eletrônico e presencial, dispensa de licitação e todas as modalidades, estou começando a pesquisar agora para que no começo de 2014 já tenhamos tudo certo pra começar a trabalhar.

 

Como a pergunta é muito abrangente sugiro  a leitura da Lei Federal nº 8.666/93, Lei Federal nº 10.5250/02, bem como alguns livros que tratam do assunto (clique aqui e confira nossa sugestão de biblioteca).

 

Vocês também podem fazer alguns cursos especializados, como aqueles oferecidos pela empresa RHS Licitações.

 

 

(Colaborou Dra. Erika Oliver, advogada especializada em licitações e contratos administrativos, no escritório AMP Advogados).

 

Publicado em 27 de junho de 2013
*Alguns esclarecimentos foram prestados durante a vigência de determinada legislação e podem tornar-se defasados, em virtude de nova legislação que venha a modificar a anterior, utilizada como fundamento da consulta

 

Confira Também
Outras Questões sobre Licitação mais especificas.

Portal de Licitações