Categories: Notícias

Prefeitura lança plano antienchente de R$ 750 milhões

O edital publicado na semana passada prevê não apenas obras de contenção de enchentes – como piscinões e galerias subterrâneas -, mas também a construção de conjuntos habitacionais e parques lineares e a execução de serviços de paisagismo nos locais. No total, oito piscinões deverão ser construídos pelas empresas que ganharem a licitação.

 

Um deles, o piscinão dos Machados, consta como obra oficial no Plano de Metas da gestão de Kassab, a Agenda 2012. A obra deveria ser concluída em dezembro deste ano, mas, segundo o cronograma que faz parte do edital, serão necessários 36 meses de trabalhos até que tudo seja concluído. Isso significa que, se a ordem de serviço for emitida no começo de 2013, as melhorias só serão inauguradas em 2016.

 

A conclusão das obras na bacia do Aricanduva também é meta da Agenda 2012. Ela aparece como concluída no site do programa – a data de conclusão está apontada como fevereiro deste ano, apesar de ainda faltar três anos até que todas essas novas intervenções sejam finalizadas.

 

Alagamentos. Atualmente, a Região Metropolitana de São Paulo tem 53 piscinões, com capacidade para armazenar 9,9 milhões de m³ de água. Estudos preliminares feitos pelo governo estadual apontam que são necessários cerca de 30 novos reservatórios para acabar de vez com o problema das enchentes na região. O número exato só deve ser revelado em um novo plano de macrodrenagem para a Bacia do Alto Tietê, em execução.

 

Depois de registrar a tarde mais quente do ano, São Paulo teve chuva forte, pontos de alagamento e falta de luz em diversos bairros. Às 16h, os termômetros marcaram 35,3ºC, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, na zona norte da capital. O recorde anterior havia sido no dia 2, com 34,5°C.

 

Às 16h20, começou a tempestade que colocou a cidade em estado de atenção. A chuva forte também atingiu outras cidades da Região Metropolitana.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações