Categories: Notícias

Prefeito de Araripina, PE, é afastado do cargo pela segunda vez

Decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco acata pedido do MP. Lula Sampaio é suspeito de cometer irregularidades durante a gestão.

O prefeito de Araripina, no Sertão pernambucano, Lula Sampaio, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, na segunda-feira (23). Esta é a segunda vez que ele deixa o executivo da cidade – na primeira, passou 180 dias longe da prefeitura, mas conseguiu voltar por meio de uma liminar. Lula Sampaio é suspeito de cometer várias irregularidades durante a gestão.

A pedido do Ministério Público, o juiz da Segunda Vara do Fórum de Araripina, João Ricardo da Silva Neto, determinou bloqueio de todas as contas da prefeitura e o afastamento do gestor. Com a decisão, os pagamentos só podem ser feitos com autorização judicial. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) já tinha aceitado o recurso do MPPE, que pedia a cassação da liminar que autoriza a volta do prefeito ao cargo, no dia 16 de julho.

Lula Sampaio já tinha sido afastado da prefeitura no início do ano, por decisão da Justiça. O prefeito disse que já recorreu da nova decisão. “Automaticamente, recorremos ao Superior Tribunal de Justica [STJ], por acharmos que a decisão tomada no local, aqui na comarca de Araripina, foi tomada totalmente sem cabimento”, explicou o gestor. Agora, Alexandre Arraes, antes vice-prefeito, assume o executivo de Araripina.

De acordo com o Ministério Público, entre as irregularidades que teriam sido cometidas por Lula Sampaio, estão a realização de dispensas de licitação irregulares, despesas excessivas com bandas e shows em festas e desvio de recursos no contrato de transporte escolar.

 

(Fonte: G1)

Portal de Licitações