Categories: Notícias

Dia de festa, mas também de mostrar trabalho

A maior parte da programação das cidades para marcar os mil dias para a Copa no Brasil vai servir para prestação de contas das obras. Todas têm problemas sérios para resolver – e é preciso rapidez

Nos palanques, estádios, praças, palácios hoje vai ser dia de exaltação, de falar o que está sendo feito para que o Brasil realize “a melhor Copa do Mundo da história””. No entanto os festejos não esconderão problemas.

De maneira geral, as 12 cidades têm aspectos positivos e outros negativos em relação aos preparativos para a Copa de 2014. Os estádios, de modo geral, estão em estágio aceitável. Mas a interrupção das obras no Beira-Rio causa apreensão, embora as intervenções não sejam radicais. Mesmo caso da Arena da Baixada, cuja ampliação só deve começar em outubro.

No item mobilidade urbana reside, no momento, a maior preocupação do governo federal. Atrasos na elaboração dos projetos, indefinições sobre modelos a adotar e mesmo lentidão nas licitações fazem com que apenas 9 das 49 obras relacionadas à Copa estejam em andamento. O governo, inclusive, resolveu fazer concessões para não agravar ainda mais o quadro. Menos mal que a tendência parece ser de aceleração nos processos, e nas obras, nos próximos meses. Hoje, várias cidades irão inaugurar relógios. A intenção é fazer a contagem regressiva até a Copa, mas tais peças servirão, também, para mostrar que o tempo está passando rapidamente.

Page: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Portal de Licitações