Categories: Notícias

Rocinha e Vidigal vão ganhar mais 100 garis permanentes

Iluminação das comunidades será reformulada

A Prefeitura do Rio anunciou, na manhã desta quarta-feira, que as comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu vão ganhar mais 100 garis permanentes nos próximos 20 dias. Essas comunidades têm hoje 42 agentes de limpeza da companhia, além de 87 garis comunitários. A Rocinha terá ainda uma gerência da Comlurb, com vestiários e refeitórios para os garis. Ela será construída na Estrada da Gávea, num terreno ainda a ser escolhido. Segundo a presidente da Comlurb, Ângela Fontes, a comunidade tem atualmente quatro caixas compactadoras de lixo para o depósito de detritos e ganhará mais quatro, que serão distribuídas na região para facilitar o acesso de moradores a pontos regulares de despejo de sacos de lixos. Com a ampliação da logística de limpeza da Rocinha, a Comlurb espera incentivar os moradores a não mais descartar seus lixos nas encostas e em terrenos baldios. O Vidigal, que não tem caixas compactadoras, vai receber um desses equipamentos, com capacidade para receber oito toneladas de lixo.

A nova logística foi anunciada ao final de uma reunião de secretariado feita pelo prefeito Eduardo Paes, no Centro de Cidadania da Prefeitura, que fica aos pés da Rocinha.

— O grande desafio no primeiro momento é o lixo. A limpeza tem que ser ampliada porque a produtividade dos garis na Rocinha e no Vidigal é muito baixa. A gente precisa de muitos garis aqui. Teremos que ter também uma mudança de cultura das pessoas, com mais zelo e mais cuidado com a comunidade. Vamos nos esforçar para isso — disse Paes.

De acordo com o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, na reunião ficou determinado também a reformulação de toda a iluminação da Rocinha, do Vidigal e da Chácara do Céu. Serão trocados 3.500 pontos de luz na Rocinha e 1.000 no Vidigal e Chácara do Céu. A prefeitura irá solicitar ao Tribunal de Contas do Município que o trabalho seja iniciado emergencialmente, com dispensa de licitação. Se for autorizado, ele acredita que o trabalho comece em, no máximo, 15 dias.

Page: 1 2

Portal de Licitações