Categories: Notícias

Projeto do Ferroanel deve sair em 2012

O investimento começará pelo trecho norte e o projeto ficará pronto em janeiro de 2012, segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promete começar a tirar o Ferroanel de São Paulo – um anel ferroviário para transporte de cargas contornando a região metropolitana da capital – do papel em 2012. O investimento começará pelo trecho norte e o projeto ficará pronto em janeiro de 2012, segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT.

O objetivo é conseguir terminar a obra até 2015, para que o transporte de carga deixe de passar pelos trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na capital. O Ferroanel é uma obra que já estava previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2007, mas que até hoje não saiu da fase de projeto.

De acordo com Figueiredo, a concessionária de ferrovias MRS Logística fez o projeto executivo e a ANTT está estudando a viabilidade econômica. O estudo indicará a necessidade de investimento – estimado em R$ 1,5 bilhão – e os benefícios que o empreendimento trará para a MRS, operadora da linha de trem compartilhada com a CPTM que corta São Paulo e que terá o transporte de cargas desativado a partir da construção do Ferroanel.

Caso a concessionária concorde com os cálculos do governo, que indicará o quanto ela deve investir considerando os benefícios que a nova ferrovia trará em relação à operação que ela tem hoje, a empresa poderá participar do investimento e ser a concessionária do Ferroanel Norte. Se a empresa discordar da avaliação do governo, será aberta uma licitação.

Page: 1 2

Portal de Licitações