Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá, capital do Mato Grosso, quer lançar na primeira quinzena de outubro deste ano uma nova licitação para o transporte público coletivo municipal.
Junto com a licitação, Emanuel Pinheiro revela sua intenção de inserir no certame os tradicionais ônibus elétricos, ou trólebus, lá conhecidos como “busões de suspensórios”.
O prefeito confirmou a realização da licitação e a implantação dos ônibus elétricos na capital do MT segundo publicação do Portal 24horas News. O objetivo de introduzir os elétricos na frota do município seria para diminuir a poluição na principal cidade do Estado.
Emanuel Pinheiro afirmou na quinta-feira, diz 30 de agosto: “Quero lançar o novo edital de licitação para o transporte coletivo em outubro deste ano. O contrato atual vence em maio do ano que vem, próximo dos 300 anos. Para dar tempo hábil para todo o processo burocrático, decidi soltar, no fim de setembro ou primeira quinzena de outubro”.
Os tradicionais trólebus são alimentados por uma catenária de dois cabos superiores, por onde recebe a energia elétrica mediante duas hastes. Emanuel Pinheiro disse que tem conversado sobre essa possibilidade com sua equipe e com empresários do setor, com o objetivo de chegar a uma solução de transporte que produza menos poluição. Além do elétrico, o prefeito informou que há também a possibilidade de adoção do modelo hibrido.
“Quero tentar contribuir com sustentabilidade e energia limpa. Com os novos modelos de ônibus elétricos ou híbridos. São veículos muito mais caros, mas quero fazer isso de modo que não impacte na tarifa. Meu desejo é avançar na humanização do transporte coletivo. Queremos uma mudança no sistema, melhorando atendimento e qualidade para os usuários”.
IDEIA DE INTRODUZIR ÔNIBUS ELÉTRICO VEM DESDE 1983
Após participar do 21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, promovido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) em São Paulo em julho de 2017, o prefeito de Cuiabá já revelou sua intenção de introduzir ônibus elétricos na frota de transporte coletivo da capital matogrossense.
À época, o VLT local já dava sinais de que dificilmente seria implantado, indefinição que persiste até hoje. (Relembre)
Mesmo levando em conta a possibilidade do VLT circular um dia na cidade, Emanuel Pinheiro garantiu na entrevista dada em 2017 ao Portal Olhar Direto que os elétricos não seriam concorrentes ao modal:
“Desejamos o que é melhor para Cuiabá. Sim, o VLT é bom. Mas o ônibus elétrico é importante por ser movido por energia limpa e em torno de 30% mais barato que o óleo diesel”, observou o prefeito.
Emanuel Pinheiro retoma, na verdade, um projeto acalentado em 1983 pelo então governador Júlio Campos, que chegou a contratar uma consultoria de São Paulo para trazer o trólebus para Cuiabá e Várzea Grande.
Mato Grosso, na época, não dispunha de matriz energética capaz de sustentar os quase 200 ônibus necessários para alimentar a frota. Hoje o estado possui a Usina Hidrelétrica de Manso e a Usina Térmica Mário Covas.
(Fonte: Diario do Transporte(