Categories: Notícias

Pimentel quer relação comercial ‘equilibrada’ com americanos

Ministro afirmou que déficit preocupa governo e criticou demora em temas como barreiras sanitárias à carne do País

Pouco antes de assinar ontem o memorando de entendimento que reconheceu a cachaça como produto exclusivamente brasileiro, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, disse que o déficit brasileiro na relação com os Estados Unidos preocupa o governo. A balança desfavorável para o Brasil, hoje, atinge US$ 8,2 bilhões.

“O que nos preocupa é que o déficit brasileiro cresceu desde 2008 e hoje é significativo. O ideal de uma boa relação é que ela não seja superavitária para um país nem para outro. Que seja equilibrada”, disse Pimentel.

Segundo ele, o Brasil ainda enfrenta dificuldades nas negociações para a eliminação de barreiras sanitárias referentes às carnes bovina e de frango. “Não há nenhuma restrição legal, mas há uma demora muito grande nas decisões de algumas áreas”, insistiu. Os problemas com o suco de laranja, segundo o ministro, foram superados, mas “não de forma totalmente satisfatória” para o Brasil. “De qualquer forma, isso não impede o crescimento de nossas exportações para os Estados Unidos”, comentou ele.

Page: 1 2

Portal de Licitações