Categories: Notícias

Os fatos – Coluna Folha de SP

Como negar o sucesso da 11ª licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás, feito pela Agência Nacional do Petróleo

 

A presidente tem procurado enfrentar alguns dos nossos velhos problemas estruturais, como a previdência do funcionalismo público; as condições para a redução da taxa real de juros; a redução das tarifas de energia elétrica; as concessões de projetos de infraestrutura à iniciativa privada; a importante desoneração das folhas de pagamento, fundamental para o setor exportador; a redução do aparelhamento político das estatais e das agências reguladoras etc.

 

Tem sido uma batalha dura e o aprendizado lento, mas sempre na direção correta. Frequentemente, entretanto, a comunicação defeituosa gera um clima pouco amistoso que aumenta o ruído no curto prazo.

 

O importante é que as soluções vão maturar e, num prazo de dois ou três anos, seus efeitos sobre a produtividade da economia nacional serão sentidos.

 

Não há dúvida de que “sinais vitais” da conjuntura ainda são perturbadores. Há incertezas exageradas do setor privado sobre a política fiscal, sugestões extravagantes sobre a política monetária e preocupações justificadas sobre o futuro da indústria nacional dizimada por uma política cambial descuidada e pela falta de “aggiornamento” da política para o setor.

Page: 1 2

Portal de Licitações