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Obras prometidas pela Prefeitura do Rio continuam no papel

Modernização do Túnel Rebouças foi anunciado em janeiro de 2010. Obras no Parque Radical e do novo Túnel do Joá estão com prazos vencidos.

Máquinas ligadas, operários de um lado para o outro e alguns desvios no trânsito que causam transtornos viraram rotina para os cariocas. Muitos pontos do município do Rio mais parecem canteiros de obras; outros, que deveriam estar com os trabalhos a todo vapor, não têm nem vestígios de obras, como é o caso do Túnel Rebouças, do Parque Radical e da ciclovia, na Lagoa, Zona Sul do Rio, e do novo túnel do Joá, que liga a Zona Oeste à Zona Sul da cidade.

 

Túnel Rebouças

A Prefeitura do Rio anunciou em janeiro de 2010 um projeto de modernização do Túnel Rebouças, uma das principais vias de ligação entre as zonas Sul e Norte da cidade. As obras deveriam começar no segundo semestre do mesmo ano, mas, após três anos, nada foi feito.

Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Obras, o início do trabalho foi adiado para o primeiro semestre de 2014. Caso a obra seja realizada dentro do novo prazo anunciado, as mudanças serão entregues no segundo semestre de 2015.

De acordo com a Coordenação Geral de Projetos, a recuperação integral do Túnel Rebouças foi incluída na programação para o próximo semestre, período em que a licitação deverá ser realizada. O investimento estimado é de R$ 61 milhões.

A secretaria informou ainda que a obra contemplará a recuperação da estrutura das abóbodas das galerias, execução de tratamento de infiltrações e impermeabilização de trechos das abóbodas, limpeza geral e pintura de toda estrutura, revestimento das paredes laterais com placas de concreto próprias para túneis e pintura especial, recuperação de pavimento, instalação de nova sinalização vertical e horizontal de trânsito além de nova iluminação em led. Segundo o cronograma previsto pela secretaria, a intervenção tem duração de 18 meses.

 

Parque Radical

Sem dúvidas a Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos pontos turísticos mais visitados. Mas uma área de 18 mil metros quadrados na região nobre está sem uso; por 15 anos funcionava na área uma academia de ginástica.

Depois que o governo do estado retomou a área da iniciativa privada, doou o terreno para a prefeitura, no fim de 2012, foi anunciado o projeto do Parque Radical da Lagoa, área pública destinada aos praticantes de esportes radicais com pistas de skate, escalada e tirolesa.

No entanto, mais uma vez o prazo inicial estipulado pela Prefeitura do Rio não foi cumprido. A previsão para terminar a demolição e a limpeza da área era no mês de março. Segundo a Secretaria de Obras, os trabalhos foram concluídos em maio. Em nota, o órgão afirmou que “o prazo teve que ser estendido por conta das especificações das edificações existentes na área. No início de junho, a FIFA solicitou a área e ela foi cedida e utilizada como estacionamento para a Copa das Confederações por 45 dias. O local foi devolvido ao município do Rio no início do mês de julho e não existe qualquer pendência jurídica. Depois disso, foi executada a remoção dos escombros”.

A Secretaria de Obras informou ainda que o projeto estimado em R$ 20 milhões foi anunciado em janeiro e que estão sendo elaborados os detalhamentos das plantas e orçamento para a licitação da obra. Depois desta etapa, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) precisa dar o aval para a execução, que deve durar cerca de seis meses.

Ciclovia e novo túnel do Joá

Prevista para começar em agosto, a obra da ciclovia e do novo túnel do Joá, que liga São Conrado e a Barra da Tijuca, também nem começou. De acordo com a Fundação Geo-Rio, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, o projeto orçado em R$ 489 milhões está em análise no Tribunal de Contas. Em nota, a secretaria informou ao G1 que a licitação e o novo cronograma serão anunciados assim que esta etapa do processo for concluída.

 

Viaduto do Lameirão, Campo Grande

Os trabalhos para a construção do Viaduto do Lameirão, em Campo Grande, na Zona Oeste, também estão paralisados; apenas as rampas de acesso estão prontas. A Secretaria Municipal de Obras informou que as obras eram executadas pela Construtora Delta, que teve os contratos firmados através de licitação com a Prefeitura do Rio rescindidos no primeiro semestre de 2013.

Segundo a SMO, foram feitas as medições necessárias para identificar os serviços pendentes e uma nova construtora foi licitada para finalizar a construção da travessia. “As obras foram retomadas em julho e, inicialmente, foram executados os remanejamentos de redes subterrâneas e da canaleta de drenagem junto à linha férrea. Até a próxima semana serão lançadas as quatro primeiras vidas da estrutura. Paralelamente, estão em andamento os serviços de urbanização complementares à construção do viaduto”, comunicou em nota a secretaria. A previsão é que a obra seja entregue até o primeiro semestre de 2014.

Ainda dá tempo: Transbrasil e Transolímpica

Dois corredores expressos, a Transbrasil e a Transolímpica, estão previstos para dezembro de 2015. A Transbrasil vai ser implantada ao longo da Avenida Brasil, ligando Deodoro, no subúrbio, ao Aeroporto Santos Dumont, no Centro. Já a Transolímpica, orçada em R$ 1,55 bilhão, vai ligar o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, a Deodoro, no Subúrbio do Rio.

Diferente das outras obras, a SMO informou a obra da Transolímpica está em andamento, com a construção de cinco viadutos: sobre a Avenida Marechal Fontenelle, em Sulacap; na Estrada dos Bandeirantes; na Avenida Brasil e nas estradas do Rio Grande e Ipadu, na Taquara. No Maciço da Pedra Branca, onde será construído um túnel de 1,8 mil metros, já estão sendo realizados serviços  de limpeza, corte, drenagens e convenções para iniciar as escavações em novembro. A implantação do corredor expresso tem investimento de R$ 1,55 bilhão.

Até o fim do ano, a Secretaria Municipal de Obras vai licitar a execução da Transbrasil. O órgão garante que ambos os projetos serão entregues no fim de 2015.

 

(Fonte: G1)

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