Categories: Notícias

Licitação para comprar material didático “diferenciado”

Ministério admite que diretrizes não vinham sendo executadas; especialista cita formação dos professores

 

As mudanças que o Ministério da Educação quer implantar no ensino médio já estão previstas nas diretrizes curriculares nacionais. A informação do secretário de educação básica do MEC, Antônio César Callegari, faz referência aos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, datados do ano 2000. Pelo documento, os conteúdos devem ser baseados em três áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

 

“O problema é que não foi executado. Precisamos acelerar”, frisou o secretário, em entrevista à Rede de Comunicadores do MEC. Ele ressaltou ainda que não se trata de eliminar nenhum conteúdo, mas “de promover um processo de melhor articulação entre esses conteúdos e as disciplinas para que possa fazer mais sentido para os próprios estudantes e facilitar o trabalho de coordenação e de articulação entre os professores”.

 

Ainda não há data para a implantação das mudanças nas escolas. Mas o secretário informou que a compra de material diferenciado deve ser feita no fim deste ano. “Vamos ter um edital no final deste ano e já pretendemos fazer pedidos. Procurar selecionar obras que tratem não por disciplina, mas por áreas do conhecimento também. Integrando, portanto, os conteúdos educacionais num mesmo material didático”.

Page: 1 2

Portal de Licitações