Categories: Notícias

Justiça suspende edital de licitação do transporte público de Americana, SP

Magistrado da 3ª Vara Cível de Americana entendeu que edital da concorrência precisa considerar os impactos da pandemia do novo coronavírus.

A Justiça suspendeu o edital de licitação do transporte público de Americana (SP), que teria a entrega de propostas na quinta-feira (28). A liminar foi decidida pelo juiz da 3ª Vara Cível de Americana Márcio Roberto Alexandre na terça-feira (26).

A ação para anular a licitação foi proposta pela Viação Cidade de Americana (VCA), antiga prestadora do serviço. O argumento é que o edital relançado pela prefeitura e 16 de abril não considerou os impactos econômicos e sociais da pandemia do novo coronavírus.

Na visão da empresa, a crise da Covid-19 afeta o cumprimento das metas estabelecidas pelo contrato e, por isso, é necessário alterar o cronograma de execução de obras e reanalisar a demanda projetada para o início da operação.

Outro apontamento é que a matriz de risco deveria ser revista para contemplar as ações preventivas e de contingência por conta da Covid-19.

A Prefeitura de Americana informou que vai apresentar os entendimentos à Justiça.

Contrato provisório
Desde 2018, o transporte público em Americana é operado pela Sancetur, que já teve o contrato provisório prorrogado por três vezes. O mais recente foi assinado em setembro de 2019 e, no mês seguinte, a prefeitura abriu o processo licitatório para contratar uma nova empresa.

(Fonte: G1 – Campinas e Região)

Portal de Licitações