A vistoria veicular ambiental passará a ser obrigatória a partir do começo do próximo ano para todos os veículos registrados em Campo Grande.
A vistoria veicular ambiental passará a ser obrigatória a partir do começo do próximo ano para todos os veículos registrados em Campo Grande. A prefeitura decidiu adiar o prazo para implantação – previsto inicialmente para abril deste ano – para elaborar estudos detalhando como será o procedimento, que tem como objetivo o combate à poluição. Já está definido que o serviço ficará sob responsabilidade de uma empresa, contratada por meio de licitação e que terá de contar com estrutura suficiente para vistoriar a média de 160 veículos por hora.
No próximo ano, os motoristas já terão de pagar pela taxa de vistoria ambiental no mesmo mês em que fazem o licenciamento. Entretanto, os valores ainda não foram definidos. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, a média de preços deverá constar no estudo que será encomendado pela prefeitura antes do procedimento licitatório para escolha da empresa que irá executar as vistorias.
Outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, já adotaram a inspeção veicular e cobram taxas de R$ 80 a R$ 90. “Queremos ficar abaixo destes valores até porque a frota de Campo Grande é menor, mas só será possível determinar o preço depois da licitação”, disse Cristaldo. Hoje Campo Grande conta com aproximadamente 400 mil veículos, o que dá uma média de 33,3 mil veículos vistoriados ao mês e 12,8 por dia (descontando os finais de semana).
Page: 1 2