Categories: Notícias

Governo do RJ promete comprar novas barcas e pagar subsídios

Concessionária diz desconhecer causa de batida na Praça XV, no Rio. Governo não autoriza aumento de tarifa.

Dois dias depois do acidente com o catamarã das Barcas S/A na Praça XV, no Centro do Rio, a Agência Reguladora de Transportes Terrestres (Agetransp), concessionária que administra o transporte, ainda não sabe o que provocou a batida. Mas a possibilidade de um reajuste de tarifa para equilibrar as contas da empresa não agradou o governo do estado, que já admite pagar subsídios.

O catamarã, com 907 passageiros, bateu contra o píer ferindo dezenas de pessoas. Nesta quarta-feira (30), operários trabalhavam na reparação do local que sofreu avarias no acidente.

Em nota, o governo do estado disse que não vai autorizar o aumento. Segundo o texto, apenas será permitido o reajuste anual, em fevereiro. O governo admite o pagamento de subsídios para evitar o reajuste e confirma a compra de novas embarcações, além dereforma nas estações.

Segundo a concessionária, em uma avaliação feita em setembro os técnicos consideraram que o contrato de concessão não é vantajoso para a empresa. A Agetransp recomendou, então, a reformulação no contrato entre a Barcas e o governo do estado. O estudo encomendado pela agência propõe que a tarifa passe dos atuais R$ 2,80 para R$ 4,70.

A licitação só deve ser lançada em fevereiro. A chegada das novas barcas está prevista para 2014.

Page: 1 2

Portal de Licitações