Categories: Notícias

Crematório entrega cinzas em sacolas

Segundo a prefeitura, licitação para compra de urnas de restos mortais na Vila Alpina fracassou

Sem urnas de madeira para colocar as cinzas das pessoas cremadas, o Crematório Municipal da Vila Alpina está devolvendo os restos mortais aos familiares em sacos plásticos. A Prefeitura de São Paulo diz que as sacolas são “próprias para essa finalidade” e que a causa de falta de urnas é o fracasso em um processo de licitação no ano passado.

“No último dia 13, fui pegar as cinzas da minha tia que havia sido cremada. Me entregaram uma sacola branca, grampeada, com o nome dela. Falei: ‘É assim? Não tem uma urna?'”, conta o bombeiro Marcos Cesar Aiza, de 45 anos. “Aí eu voltei e falei: ‘Isso está errado, quero comprar uma urna’. Me responderam que não tinham. Na última fase da sua vida, a pessoa não pode simplesmente ser entregue em uma sacola branca.”

Só depois de ameaçar denunciar o problema, os funcionários acharam uma solução: deram uma urna usada. “Ela havia sido jogada lá. Estava em bom estado, só tinha uma lasca saindo, mas limparam, arrumaram.” No fim da confusão, a urna com as cinzas acabou sendo colocada no túmulo familiar. “Pelo menos, foi mais digno assim”, diz Aiza.

Page: 1 2

Portal de Licitações