Categories: Notícias

Campinas abre licitação para tirolesa na Lagoa do Taquaral

Depois de um grande tempo de espera, o aviso de abertura de licitação para a construção de uma tirolesa na Lagoa do Taquaral, em Campinas, foi publicado pela Setec (Serviços Técnicos Gerais).

Os envelopes com propostas poderão ser entregues até as 10h do dia 31 de janeiro de 2024 na Setec, localizada na Praça Voluntários de 32, no bairro Ponte Preta. De acordo com a pasta, a expectativa é que a assinatura do contrato aconteça na primeira quinzena de fevereiro.

A obra estava inicialmente prevista para ser entregue em junho de 2020, porém, o empresário que iria administrar a atração turística desistiu de continuar com o investimento, já que ele havia adoecido durante o processo.

À época em que o empresário desistiu do investimento, a Secretaria de Serviços Públicos havia informado que 50% das obras da tirolesa já tinham sido realizadas e que, até então, estava em diálogo com empreendedores para retomar as obras.

Já em janeiro deste ano, a secretaria admitiu que voltou à estaca zero porque o novo projeto seria incompatível com a primeira versão, na qual o empreendedor gastou R$ 80 mil, mas não houve aporte de recurso público.

A administração diz que o projeto executivo custou R$ 68 mil e foi elaborado pela empresa Pro High Adventure Comércio e Serviços.

A empresa foi contratada no fim de junho pela Secretaria de Serviços Públicos e o plano reúne uma série de informações da estrutura para atender padrões de segurança previstos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As plataformas da tirolesa serão de madeira tratada.

A atração será dividida em dois trechos: no 1º trecho o visitante sai a uma altura de 8 metros, em cabos de aço, e percorre 360 metros; no 2º trecho o visitante desliza mais 345 metros a uma altura de 2 metros até voltar à plataforma.

A prefeitura destacou que o projeto ainda pode ter alterações até a efetiva construção do equipamento.

(Fonte: CBN Campinas)

Portal de Licitações