Categories: Notícias

Após 13 dias, alunos da Universidade Federal da Bahia desocupam Fapex

Alunos afirmam que greve por melhorias na Ufba continua. Universidade abriu licitação para oferecer ônibus entre campus na capital.

Depois de 13 dias de ocupação, os estudantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) deixaram na noite de segunda-feira (6) a sede da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex). Mesmo com a desocupação e das negociações com a reitoria, os estudantes afirmam que a greve que começou dia 6 de junho continua. O movimento é para reivindicar melhorias para os alunos da universidade.

Também na segunda-feira, a universidade abriu o processo de licitação para contratar a empresa que vai colocar em prática o ônibus para transporte dos estudantes entre os campus de Salvador, uma das principais reivindicações dos alunos.

“Estamos com pautas frutos de uma mobilização feita no ano passado, no final do 2º semestre. A reitoria tinha que atender a maioria até março deste ano [2012], mas atendeu poucos pontos, os principais não foram feitos e até agora não tivemos uma resposta concreta. Por isso, ocupamos a Fapex, para pressionar uma resposta da reitoria”, disse o estudante de Ciências Sociais da Ufba, Hugo Santos, que faz parte do comando de greve.

Suspensão dos Serviços
A Fapex suspendeu os serviços da unidade desde o dia 24 de junho, quando estudantes da Ufba ocuparam a sede da fundação. “Os estudantes fecharam as portas com correntes e cadeados. O expediente só será retomado após a desocupação deles. Estamos muito preocupados porque é final de mês e deixamos de pagar salários, bolsas [estudantis], além de fazer a prestação de contas. Toda negociação deles é com a reitoria [da Ufba]”, afirmou a supervisora Nira Silva.

Page: 1 2

Portal de Licitações