Categories: Notícias

Vereadora do Rio denuncia condições precárias de conservação da câmara

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores anunciou que vai fazer uma licitação nos próximos dias para contratar uma empresa que faça os reparos.

Teresa Bergher (PSDB) quer que vistoria seja realizada até esta terça (5). Extintores de incêndio estão vencidos e emaranhado de fios, exposto.

A vereadora Teresa Bergher, do PSDB, denunciou as más condições de conservação do prédio onde funciona a Câmara Municipal do Rio, no Centro da cidade, como mostrou o RJTV. Bergher solicita ao Corpo de Bombeiros que faça vistoria no prédio até esta terça-feira (5).

“É um prédio muito antigo que não tem tido uma manutenção adequada, digamos assim. E necessita da presença dos bombeiros, como fez o Executivo, que está mandano vistoriar todos os grandes teatros, todas as grandes casas de shows e, até mesmo, a sua sede, lá no centro administrativo”, disse a vereadora.

A equipe do RJTV percorreu o interior do edifício e constatou que há extintores de incêndio vencidos: a validade expirou em janeiro deste ano. No espaço reservado aos jornalistas, dentro do plenário, fios estão expostos. Mas a situação pior é no subsolo do prédio anexo: um outro emaranhado de fios, de instalações elétricas aparentemente inacabadas. Tudo perto do vestiário onde estão armazenadas latas de óleo de cozinha.

Dinheiro não parece ser o problema para esta falta de manutenção. O orçamento da Câmara de Vereadores do Rio para 2013 é de R$ 451 milhões, fora outros R$ 71 milhões que estão em caixa referentes às sobras de anos anteriores.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores negou que o prédio ofereça riscos, mas admite que há situações pontuais de falta de manutenção, e anunciou que vai fazer uma licitação nos próximos dias para contratar uma empresa que faça os reparos.

A equipe do RJTV entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para saber se a câmara tem o certificado de aprovação e se a vistoria pedida será realizada na terça, mas, até a 19h30 desta segunda, não havia obtido resposta.

 

(Fonte: G1)

Portal de Licitações