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Transporte de pacientes volta a ser polêmica – Prefeitura deixou de pagar empresa por quatro meses

Mais reclamações sobre os serviços de saúde marcam a reta final da administração são-joanense. E esbarram ainda em impasses das contas públicas, com supostas dívidas da Prefeitura que só foram sanadas nesta semana. Na última terça-feira, 27, uma leitora, que pediu para não ser identificada, entrou em contato com a redação do jornal Gazeta denunciando o que classificou como “sucateamento” do transporte de pacientes que fazem hemodiálise no Hospital Nossa Senhora das Mercês. Um deles membro de sua família.

Denúncia
“Ele sai de casa três vezes na semana, ainda de madrugada, por volta de 5h30. Só retorna às 13h, debilitado, após passar por todo o processo de hemodiálise. Ele é transportado, todos esses dias, por uma van da Prefeitura. Mas nos últimos tempos, passou a reclamar da situação do veículo”, disse a leitora, citando alguns problemas: “Os bancos não se sustentam e é preciso segurá-los para ficarem firmes. Além disso, não há cintos de segurança e as portas arriscam ser abertas sozinhas a qualquer momento”, contou.

Ainda segundo a leitora, uma das situações mais absurdas foi quando a van perdeu o freio em uma descida. “Todas as pessoas foram removidas do veículo, inclusive idosos com dificuldade de locomoção, para que outro carro fosse buscá-los”, frisou.

 

Prefeitura
Segundo a Assessoria do Executivo, o serviço de transporte dos pacientes é feito por meio de uma empresa terceirizada, contratada por licitação, em São João del-Rei. Em nota, a equipe completou dizendo que a Secretaria de Saúde já notificou o grupo devido a denúncias de usuários. Isso porque, conforme exigência no processo licitatório, a empresa deveria oferecer uma van em bom estado de conservação, garantindo a segurança e conforto dos pacientes transportados.

 

Empresa
A licitação citada data do dia 6 de junho de 2016 e a vencedora foi a Juninho Transportes. De acordo com Osvaldo Roberto Silveira, responsável pela empresa, realmente houve problemas. “Nós tínhamos uma van em boas condições, seguindo os pré-requisitos do edital, mas ela apresentou falhas e foi para o conserto, que ficaria em quase R$20 mil”, conta.

O orçamento, segundo Silveira, era superior às possibilidades da empresa até então, já que a Prefeitura não arcava com os pagamentos do contrato há quase quatro meses. “Podíamos parar, pois não estávamos recebendo. No entanto, assumimos o risco para manter o transporte e não prejudicar os pacientes. Então precisamos alugar outra van, mais simples. A questão é: pagando hoje, a buscamos amanhã”, alegou o representante da Juninho Transportes na tarde de terça-feira, 27.

Um sinal de solução para o impasse, porém, foi dado na manhã de quarta-feira, 28. Na data, segundo Silveira, a Prefeitura fez repasse de R$15 mil à empresa.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei

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