Categories: Notícias

Produção de pimenta longa visa produção de óleos essenciais

O projeto, que deverá beneficiar 125 famílias, está em processo de licitação para aquisição de mudas destinadas ao plantio da pimenta longa.

Com investimento de R$ 980 mil, reunindo recursos do Governo do Estado e do Banco Internacional para Desenvolvimento e Reconstrução (Bird), o Projeto de Investimento Produtivo (PIP) de Pimenta Longa, no município de Bujaru, nordeste do Pará, recebeu na última sexta-feira (18) uma visita técnica do gerente executivo do Programa Pará Rural, vinculado à secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe), Antônio Carlos Rocha, acompanhado do agente de Desenvolvimento Local, Paulo Henrique Dias da Silva.

O projeto, que deverá beneficiar 125 famílias, está em processo de licitação para aquisição de mudas destinadas ao plantio da pimenta longa. A previsão é que sejam feitas duas colheitas anuais, e que cada família cultive um hectare.

 

Proposto pela Associação dos Produtores Rurais de Nova Esperança (Aprone), o projeto visa produzir, a partir do plantio da pimenta longa (Piper hispidinervum) óleos essenciais ricos em safrol (componente muito utilizado pela indústria química), para abastecer os mercados do Brasil e exterior.

 

De acordo com Paulo Henrique Silva, a expectativa é de um incremento superior a 100% na renda média mensal das famílias beneficiadas, que hoje vivem da produção de farinha e da fruticultura. O Projeto de Investimento Produtivo (PIP) de Pimenta Longa integra os atuais 31 projetos aprovados pelo Comitê Gestor, responsável pela aprovação final dos financiamentos do Programa Pará Rural. O Comitê é formado por representantes de secretarias de Estado, Banco do Estado do Pará (Banpará) e entidades sociais. O montante de recursos aprovados para os PIPs, que está sendo executado, soma mais de R$ 18 milhões.

Por: Giovanna Zanni
(Fonte: Agência Pará de Notícias)

Portal de Licitações