Categories: Notícias

Prefeitura prepara licitação de R$ 126 milhões, parte será para iluminar praias de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião realizou no dia 28 de julho, três audiências públicas destinadas à consulta sobre estudos referentes ao projeto de implantação de Parceria Público-Privada (PPP) para gestão do parque de iluminação pública do município.

As audiências ocorreram simultaneamente, às 17h, nos bairros de São Francisco, Enseada e em Boiçucanga, sendo que a participação popular foi mínima, a maioria dos participantes eram funcionários comissionados da prefeitura.

As apresentações dos estudos foram realizadas por representantes das empresas URBELUZ Energética e FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano, acompanhadas por representantes das secretarias municipais de Obras (SEO), Assuntos Jurídicos (SAJUR) e Administração (SECAD).

O estudo em São Sebastião prevê a concessão de 25 anos e investimentos de R$ 126 milhões, sendo que 44% deste total deverá ser aplicado do primeiro ao terceiro ano do início do contrato. Além da aplicação desses recursos, a empresa terá que fazer 100% da transposição para o sistema LED (Light Emitting Diode) em três anos. A economia de energia estimada é de 60,2%, segundo o estudo. A previsão é de que mais de 12 mil lâmpadas precisam ser trocadas por LED, que tem durabilidade cinco vezes superior em relação às lâmpadas existentes atualmente.

O corpo técnico das secretarias de Obras, Jurídico e Administração está preparando o edital para licitar e contratar a empresa e dar o início aos serviços da PPP com a instalação dos equipamentos de iluminação pública.

Em reunião com representantes de associações de bairro nesta semana, o prefeito Felipe Augusto mencionou que pretende iluminar com LED todas as praias da cidade. Essa posição do prefeito vai contra o projeto Orla de São Sebastião, onde foi decidido por unanimidade que as praias não serão iluminadas em função de prejuízos ambientais e descaraterização da paisagem.

(Fonte: Tamoios News)

Portal de Licitações