Categories: Notícias

Prefeitura lança nova licitação do aterro Delta A

A vencedora ficará responsável pela Estação de Transferência e Transbordo de Lixo no Aterro Delta A
A Prefeitura de Campinas abriu, nesta terça-feira (3), a licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelo lixo que é levado à Estação de Transferência e Transbordo de Lixo no Aterro Delta A, no bairro Satélite Iris. A publicação foi feita no Diário Oficial.

A estação de transferência recebe todo o lixo domiciliar e o lixo público de Campinas (varrição, restos de vegetação e outros), um total de aproximadamente 1,5 mil toneladas por dia. Esses resíduos ficam armazenados na estação por 24 horas e depois são enviados ao Aterro Estre, em Paulínia, em carretas que comportam 30 toneladas cada.

O atual contrato, com a Estre, de cerca de R$ 50 milhões, vence no final deste mês. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 17 deste mês, a partir das 9h.

FUNCIONAMENTO

Os caminhões da coleta de lixo em Campinas levam os resíduos para a área de transbordo no Aterro Delta A, onde fica armazenado.

Enquanto permanece na estação, o chorume que sai desse resíduo é drenado e encaminhado a reatores (receptores de chorume).

O lixo depois é pesado em balanças e transferido ao Aterro Estre, em Paulínia. O chorume coletado é levado a Estações de Tratamento de Esgoto da Sanasa. Com a nova estação, foi feita uma adequação sanitária evitando a contaminação no aterro.

O Aterro Sanitário Delta A começou a funcionar em janeiro de 1993. Foi o primeiro do Brasil a ter um EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental). Na época em que entrou em operação, o Delta recebia cerca de 500 toneladas de lixo domiciliar por dia.

Atualmente, a Prefeitura de Campinas está utilizando o Aterro Delta apenas como área de transferência e transbordo de lixo.

(Fonte: A Cidade On)

Portal de Licitações