Categories: Notícias

Prefeitura de SP abre licitação para prolongar Marginal Pinheiros em 8 km


O novo trecho, previsto para ser construído às margens dos Rios Pinheiros e Jurubatuba, vai da Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte João Dias, até a Ponte Vitorino Goulart, em Interlagos.

A Prefeitura de São Paulo abriu licitação para ampliar a Marginal do Rio Pinheiros em até oito quilômetros e planeja investir cerca de R$ 8 milhões nos estudos. O processo para contratação foi publicado no Diário Oficial no dia 18 de agosto.

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas está prevista para 3 de outubro.

O novo trecho, previsto para ser construído às margens dos Rios Pinheiros e Jurubatuba, vai da Avenida Guido Caloi, na altura da Ponte João Dias, até a Ponte Vitorino Goulart, em Interlagos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informou que o investimento da obra e o prazo de execução dos trabalhos serão estabelecidos no decorrer do desenvolvimento dos projetos.

A ampliação da via faz parte de um projeto idealizado há 20 anos, durante a gestão da ex-prefeita Marta.

A Marginal Pinheiros é a segunda via expressa mais importante de São Paulo.

Ela liga a região de Interlagos à região do acesso à Rodovia Castelo Branco, e também dá acesso às rodovias Imigrantes e Anchieta pela Avenida dos Bandeirantes. Por conta disso, recebe, em seu trajeto, grande fluxo de veículos.

A proposta foi desenvolvida em 2002. Entretanto, ao logo dos anos, foram feitas construções ao longo do trecho, além da implantação de novas redes aéreas e subterrâneas que interferem com o projeto inicial.

Assim, a partir do levantamento e cadastramento dessas novas interferências, torres de alta tensão e redes enterradas, o edital ressalta que o projeto inicial “deverá ser otimizado com melhores alternativas técnicas e econômicas para a implantação do viário”.

Outro destaque é que devem ser realizados novas sondagens para confirmação das soluções de fundação e geotecnia.

Também deve ser prevista a implantação de uma nova ponte, ao lado da Ponte Transamérica, para que permita o acesso do fluxo de veículos da Avenida Guido Caloi para a Marginal no sentido Castelo Branco.

Os serviços a serem contratados deverão ser elaborados seguindo as diretrizes de Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SPObras, Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, SPUrbanismo, Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, SPTrans, CET, além dos planos específicos das concessionárias de serviços públicos.

“A gestão e fiscalização dos estudos e projetos serão realizados pela SPObras, a quem caberão as diretrizes e decisões de projeto. Todos os projetos e documentos deverão ser encaminhados pela Contratada à SIURB/SPObras, que realizará gestão e o encaminhamento para a aprovação dos documentos às áreas técnicas, conforme a especialidade do projeto, e o encaminhamento para a aprovação dos mesmos junto aos órgãos licenciadores. Os projetos deverão atender integralmente à legislação e normas técnicas vigentes”, diz o edital.

(Fonte: G1)

Portal de Licitações