Categories: Notícias

Prefeitura anuncia que vai comprar mais 1.075 testes, sem licitação

A Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que vai comprar mais 1.075 testes de Covid-19 de forma emergencial, com dispensa de licitação. A informação consta na edição de sexta-feira, 4, do Diário Oficial eletrônico do município. De acordo com o ato oficial, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística vai realizar uma pesquisa de mercado para a aquisição dos referidos testes.

Os testes que serão adquiridos são do tipo para pesquisa do antígeno de Covid-19 específico para o núcleo proteína do Sars-CoV2 por imunofluorescência com swab para coleta nasofaringe. Para justificar a compra, a prefeitura levou em consideração o crescente número de casos confirmados de Covid-19 em todo país, sobretudo em Nova Friburgo.

Ainda segundo o termo de referência, o teste rápido comum só detecta a presença do anticorpos após o oitavo ou décimo dia após o surgimento dos sintomas, já através da pesquisa de antígeno é possível detectar a doença a partir do segundo dia após o aparecimento dos sintomas. Em casos de pacientes assintomáticos que precisam ser internados na unidade hospitalar, é possível realizar o teste implicando que a pessoa seja imediatamente internada no setor correto, evitando contaminações de terceiros, bem como sua própria contaminação, caso teste negativo.

Prefeitura se manifesta

Em nota divulgada à imprensa no início da noite desta sexta-feira, 4, a Prefeitura de Nova Friburgo deu mais detalhes sobre essa compra e a anterior de testes – também noticiada em A VOZ DA SERRA em meados de agosto. Confira a nota, na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira, 4, um total de 4.000 testes do tipo IGM/IGG bandas separadas/ imunofluorescência, que serão usados no Hospital Municipal Raul Sertã, Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro e no Laboratório da Unidade de Saúde Sílvio Henrique Braune, de acordo com o protocolo desenvolvido pela Secretaria para o público preconizado. Esses testes foram adquiridos com a verba destinada pela Câmara Municipal e custaram R$ 356 mil. O restante do valor será destinado à compra de testes que fazem pesquisa de antígeno por imunofluorescência, com o resultado imediato, que constam no início desta reportagem. Estes, que estão na fase de cotação, serão exclusivos para o Hospital Raul Sertã, evitando que a doença se propague entre os pacientes internados. No momento não há testes rápidos no município. Em resposta à requisição, a Secretaria Estadual de Saúde informou que não tem autorização do Governo Federal para repassar os testes para Secretaria Municipal de Saúde”.

Fonte: A Voz da Serra

Portal de Licitações