Categories: Notícias

Prefeitura adia, mais uma vez, integração do transporte público

A Prefeitura de Taubaté adiou, mais uma vez, a previsão para que o transporte público do município passe a operar de forma integrada.

A previsão anterior, feita em fevereiro, era de que esse processo fosse finalizado até junho.

Agora, o governo Ortiz Junior (PSDB) diz que a integração será efetivada apenas em dezembro, quando o atraso completará quatro anos – a primeira promessa feita pelo tucano foi de finalizar o processo no fim de 2013.

Com a integração, ônibus da ABC e veículos do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) passarão a atuar em linhas distintas, não mais competindo nos mesmos trajetos. O Tctau também passará a operar com bilhetagem eletrônica, o que permitirá a baldeação entre os dois modais.

ATRASO/ Segundo a prefeitura, o novo atraso foi motivado por recursos contra a lista de habilitados na licitação que irá definir os novos permissionários do TcTau.

Aberto em fevereiro, o certame resultou em uma primeira lista, com 76 nomes, que foi divulgada em abril.

Outros 27 inscritos foram considerados inabilitados por problemas como habilitação vencida ou suspensa e falta de certificado do curso de transporte coletivo de passageiros. Os recursos partiram desse grupo.

Agora, ainda falta outra etapa da licitação: a análise dos documentos referentes à capacidade técnica dos candidatos, que terá início essa semana.

ADAPTAÇÃO/ As atuais permissões foram concedidas em 2008 e só tinham validade até 2013.

As novas concessões terão validade de 15 anos, e podem ser prorrogadas por mais dez anos.

Após o processo licitatório, os permissionários vão ter até 90 dias para substituir os veículos atuais (na maioria dos casos, vans) por micro-ônibus de duas portas (uma para embarque e outra para o desembarque), com catraca, bilhetagem eletrônica e GPS.

Outra etapa que precisará ser feita, antes da integração, é a divisão das 22 linhas. Em 2015 uma proposta chegou a ser apresentada, com 15 linhas para a ABC e 7 para o Tctau. Mas esse cenário ainda não foi oficializado.

A tendência é que a concessionária ABC Transportes, que tem contrato com o município até 2024, fique com as principais linhas. Já o TcTau ficaria com linhas de menor movimento.

NOVELA/ A integração entre ABC e TcTau havia sido prometida pelo governo Ortiz Junior para dezembro de 2013. O compromisso foi firmado pelo tucano em junho daquele ano, durante onda de protestos em todo o país.

Na época, o prefeito também prometeu anular o contrato com a ABC, firmado na gestão anterior, em 2009, mas isso também ficou no papel.

Em 2014, Ortiz voltou a dizer que a integração sairia ainda naquele ano, mas isso novamente não ocorreu.

Em 2015, em acordo judicial, a prefeitura se comprometeu a implantar a integração até janeiro de 2016, mas outra vez o prazo não foi respeitado.

Em 2016, a prefeitura voltou a prometer a licitação para o segundo semestre, mas isso também não se cumpriu.

(Fonte: Gazeta de Taubaté)

Portal de Licitações

Recent Posts

Correndo risco de serem despejados, donos de pit dogs se mobilizam contra licitação do MP-GO

Tribunal de Justiça irá julgar a Ação Civil Pública nesta terça-feira, 24. Decisão pode manter…

26 minutos ago

Tribunal de Contas determina que Rio Bonito do Iguaçu deve ajustar conceito de obra pública em edital para futuras licitações

Município deve seguir regras mais rigorosas O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do…

26 minutos ago

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade pública. Texto vai…

1 dia ago