Categories: Notícias

Prefeito de Silvânia tem mandato cassado por irregularidades em licitações

A Câmara Municipal de Silvânia cassou por unanimidade o mandato do prefeito do município, Geraldo Luís Santana (Progressistas). Segundo o texto, ele é investigado por irregularidades em procedimentos licitatórios da prefeitura. A votação do relatório final ocorreu no final da tarde de segunda-feira (16/5). O vice-prefeito, Estevão Colombo (Progressistas), assumiu, de forma definitiva, a gestão da cidade na manhã desta terça-feira (17).

O relatório do vereador Hamilton Gomes (Pros) foi aprovado por todos os parlamentares da casa. Entretanto, o prefeito, conhecido como Dr. Geraldo, foi isento da condenação por quebra de decoro. Após a votação foi elaborado o decreto legislativo e a ata da sessão que informa a realização do procedimento para a juíza eleitoral, Dra Nathalia Bueno Arantes da Costa.

Sobre o caso
A Comissão Parlamentar Processante foi criada pela Câmara Municipal de Silvânia para apurar irregularidades em contratos licitatórios realizados pela prefeitura do município. A CPP foi instaurada em fevereiro deste ano durante Sessão Ordinária e teve votação unânime entre os parlamentares.

De acordo com a casa, o processo analisado trata da contratação de empresa para realização de manutenção na malha asfáltica da cidade em 2021. O objeto contratual foi alvo de investigação da Polícia Civil do Estado de Goiás, através da Operação Apáte, deflagrada no dia 09 de fevereiro.

Em 2021, o mesmo processo foi analisado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara e constatou os ilícitos. No entanto, o relatório apresentado foi rejeitado pelo plenário em outubro do ano passado.

No relatório final apresentado na segunda-feira (16/5), os parlamentares votaram, por unanimidade, a favor da cassação do mandato de Geraldo Luís Santana.

(Fonte: A redação)

Portal de Licitações