Categories: Notícias

Países ricos acusam o Brasil na OMC

Europa, Japão, EUA e Austrália atacam barreiras e dizem que o País corre sério risco de queda dos investimentos nos próximos anos

 

Países ricos acusam o Brasil de ter transformado barreiras temporárias em políticas industriais protecionistas, fazem ameaças e dizem que o País corre sério risco de queda dos investimentos estrangeiros nos próximos anos.

 

O recado foi dado ontem na Organização Mundial do Comércio (OMC), onde o Brasil escutou uma enxurrada de críticas às barreiras criadas pelo governo de Dilma Rousseff. Europa, Japão, Estados Unidos e Austrália advertem que, embora o Brasil tenha prometido que as barreiras seriam apenas medidas criadas em época de crise, elas começam a se eternizar e poderão vigorar pelo menos até 2017, como no caso do setor automotivo.

 

O tom da reunião foi dado pela União Europeia. “A atitude do Brasil manda um sinal negativo e deve afetar o fluxo de investimentos diretos ao País”, declarou Bruxelas. As críticas ocorreram na reunião do Comitê de Investimentos da OMC.

 

Se os países ainda não lançaram disputas nos tribunais da entidade, diplomatas admitem que vão continuar a pressionar o Brasil. “O governo brasileiro adotou uma tendência preocupante e não podemos deixar que se transforme na nova normalidade”, disse a UE.

Page: 1 2 3

Portal de Licitações