Categories: Notícias

Orçamento de estádio da Copa não inclui grama

Governos apontam imprecisões nas exigências da Fifa. Responsáveis pelos projetos dos estádios dizem que entidade ainda não definiu tipo de assento e gramado do Mundial

Ao justificar as deficiências encontradas nos projetos dos estádios, os governos do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Cuiabá, Amazonas e Bahia apelaram até para a Fifa.

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) disse que o projeto executivo contempla 2.173 plantas, contra as 37 apresentadas no básico. A Emop garantiu que instalações elétricas, acústica, fundações e telecomunicações – que não constavam no projeto básico – já foram entregues.

O governo do Distrito Federal alega que a fragmentação das licitações serve para preservar os cofres públicos. “O projeto não está incompleto, ele foi feito de forma que o Estado não pagasse mais”, disse o coordenador do comitê local, Sérgio Graça.

Questionado sobre a falta de catracas no estádio Mané Garrincha, respondeu: “Não vou botar agora no projeto uma catraca que estará defasada daqui a dois, três anos. Se você comprar hoje o iPad, o modelo vai estar defasado depois”. De acordo com ele, o gramado não está contemplado no projeto porque a Fifa não teria especificado o tipo que deveria ser usado.

Os assentos ficaram de fora do Verdão, em Cuiabá, porque não houve “orientação clara da Fifa sobre os modelos que seriam adotados”, disse Carlos Brito, diretor de infraestrutura da Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal).

Sobre a reformulação das fundações, que custaram R$ 12 milhões adicionais, o diretor atribuiu o episódio a “imprevisibilidades”.

Para Miguel Capobiango, coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa de Manaus, o projeto básico foi suficiente. “Agora, no projeto executivo, há preocupação de detalhar o máximo uma obra dessa magnitude.”

O projeto básico da Fonte Nova já está pronto, de acordo com Ney Campello, secretário estadual para assuntos da Copa na Bahia. “Por não ser obra pública, e sim uma PPP, são exigidos inicialmente apenas elementos básicos”, afirmou.

 

Por: Rafael Moraes Moura
(Fonte: Jusbrasil)

Portal de Licitações