Categories: Notícias

Operação analisa documentos de licitações

A Polícia Federal esteve na Prefeitura de Sorocaba desde às 8h às 14h desta quarta-feira (09) cumprindo mandados de busca e apreensão de documentos. Os agentes estiveram em uma sala vasculhando documentos referentes à licitação de merenda e, segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), foram solicitados mais de 50 processos. A cidade e outras 29 do Estado, incluindo mais três da região – Votorantim, Mairinque e Tietê – são alvos da operação chamada Prato Feito, deflagrada nesta manhã.

Por volta das 11h30, uma van da Prefeitura de Sorocaba estacionou em frente a uma das rampas de acesso ao primeiro andar do Paço. O veículo veio do arquivo central do município e funcionários tiraram diversas pastas de documentos que estavam guardadas no local. Os documentos foram levados para a sala dentro da Secretaria de Licitações e Contratos, onde os agentes estavam. Os documentos foram entregues a eles e foram analisados. O secretário titular da pasta, Hudson Zuliani, acompanhou a chegada das pastas de documentos do arquivo central.

A operação aconteceu em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) e visa investigar a atuação de associações criminosas compostas por empresários, lobistas e agentes públicos para fraudar licitações e desviar recursos públicos da área de educação em prefeituras, principalmente da merenda, transferidos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Em entrevista à Cruzeiro FM 92,3, o prefeito José Crespo (DEM) confirmou no início da manhã a ação da PF. “Nesse governo não sei e até duvido que haja alguma irregularidade em termos de licitações. As notícias que têm saído nos jornais são referentes a anos de governos passados. Mas isso eu não devo julgar, porque é tanto serviço e eu defini que a minha gestão iria trabalhar olhando para o presente, para o futuro”, afirmou.

No fim da manhã, a Prefeitura divulgou ainda uma nota na qual afirma que colabora com as investigações da Operação Prato Feito. Segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), Sorocaba foi incluída na operação por manter contratos com empresas investigadas em outras cidades.

“Um delegado e cinco policiais federais foram recepcionados pelo secretário de Licitação e Contratos, Hudson Zuliani, e pelo secretário de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais da Prefeitura, Gustavo Barata. Ambos fornecem informações solicitadas, disponibilizam documentos e esclarecem dúvidas em relação às licitações”, afirma em nota.

Segundo o Paço, será divulgado um balanço com após a conclusão das ações. (Com informações de Larissa Pessoa e Ana Cláudia Martins)

Confira na íntegra a entrevista do prefeito José Crespo sobre o assunto concedida à rádio Cruzeiro FM 92,3.

(Fonte: Jornal crzeiro)

Portal de Licitações

Recent Posts

Correndo risco de serem despejados, donos de pit dogs se mobilizam contra licitação do MP-GO

Tribunal de Justiça irá julgar a Ação Civil Pública nesta terça-feira, 24. Decisão pode manter…

19 horas ago

Tribunal de Contas determina que Rio Bonito do Iguaçu deve ajustar conceito de obra pública em edital para futuras licitações

Município deve seguir regras mais rigorosas O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do…

19 horas ago

Em meio a queimadas, Câmara aprova projeto que facilita licitações durante estado de calamidade

Proposta facilita contratações de serviços e compras emergenciais para momentos de calamidade pública. Texto vai…

2 dias ago