Categories: Notícias

Obras no poço Cascata começam e devem ser entregues em setembro

A empresa Constroleo, de Garça, vencedora de licitação, será  responsável pela obra que prevê sistema de bombeamento e parte elétrica. 

 

Prefeito assina ordem de serviço para finalizar sistema de bombeamento e parte elétrica. Capacidade é de 200 mil litros por hora, 20 mil pessoas serão beneficiadas

 

O governo municipal iniciou ontem (10) mais uma obra com o objetivo de melhorar o abastecimento de água da cidade. No final da manhã o prefeito Vinícius Camarinha assinou a ordem de serviço de R$ 1,7 milhão para retomada dos trabalhos no poço profundo do Cascata. A empresa Constroleo, de Garça, vencedora de licitação, será  responsável pela obra que prevê sistema de bombeamento e parte elétrica. A conclusão está prevista para setembro. A cerimônia de lançamento das obras ocorreu próximo ao poço com a presença de diversas autoridades.

 

O poço de 1.100 metros de profundidade foi perfurado na gestão passada, entretanto, após esta etapa os serviços permaneceram paralisados e o equipamento não entrou em funcionamento.

 

O poço é estratégico e visa dinamizar o sistema de abastecimento de água. No total, mais de 20 mil pessoas deverão ser beneficiadas.

 

Além de bairros da zona leste como Maria Izabel, Cascata, Novo Horizonte e Betel também será contemplada a população de bairros da região sul e até mesmo norte. A distribuição será possível com a construção de uma adutora, já com verba conquistada para execução, que será responsável por levar água até o reservatório R6, próximo da rodoviária, para distribuição de água para as regiões sul e norte, conforme a necessidade.

 

“Nós avançamos ainda mais no nosso programa de captação de água do município. Tal medida foi necessária pela falta de investimento durante oito anos da gestão anterior que compromete o abastecimento nos dias atuais. A intenção é realmente equilibrar a oferta com o consumo”, destaca o prefeito Vinícius Camarinha.

 

“Estou satisfeito com o trabalho e agradeço ao Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e Câmara de Vereadores pela aprovação dos projetos. Continuaremos com ações nesta área, pois o crescimento da cidade é permanente. Também pedimos a colaboração da população por um consumo racional”, complementa o chefe do executivo.

 

A verba utilizada para execução do poço profundo foi conquistada pelo deputado federal Abelardo Camarinha. Ele ressalta a importância dos investimentos no abastecimento de Marília. “O problema de falta d’água ocorre em todo o estado e no município o comprometimento maior ocorreu por conta do abandono da área durante oito anos. Neste período a cidade ganhou mais de 40 mil pessoas tanto do movimento migratório como do crescimento vegetativo. Com isso passamos de um consumo de 90 milhões de litros por dia para 100 milhões, então estas obras e outras previstas pela administração serão essenciais para suprir este déficit de 10 milhões de litros”, pontua.

 

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Eduardo Nardi, presente no evento, a obra do poço Cascata demonstra o comprometimento do prefeito com várias ações propostas feitas no início do governo. “A obra de hoje (ontem) significa um divisor de águas no cenário encontrado em 2013. É evidente a necessidades de outras iniciativas já previstas e essenciais para sanar o problema da falta d’água”.

 

O presidente da Associações de Moradores do bairro Costa e Silva, na região sul da cidade, Luiz Carlos Gonçalves, 57, considerou o investimento necessário para amenizar o sofrimento causado à população pela falta do líquido nas torneiras. “Temos muitas pessoas com dificuldades por conta do desabastecimento, mas esperamos que este seja mais um passo para resolver este problema”, comenta.

 

 

 

Até 2015 oito poços e dois reservatórios serão concluídos

 

Além do poço Cascata, a administração municipal está empenhada em outras obras para melhorar o abastecimento de água à população. Até o próximo ano deverão ser entregues oitos poços profundos e dois reservatórios, um investimento de R$ 8 milhões.

 

Apenas no bairro Santa Antonieta, na região norte, ponto mais crítico da cidade, serão perfurados quatro poços profundos. Uma das obras está em andamento e deve ser finalizada em dois meses.  Os reservatórios também estão no decorrer de processos licitatórios.

 

Outros dois poços no sistema Cavalete, na região sul, também já foram outorgados pelo governo do estado e deverão beneficiar a população do bairro do Nova Marília 3.

 

Foi liberada também a construção de um poço no distrito de Padre Nóbrega. A licitação deve ocorrer nos próximos dias. Fora isso será perfurado também um poço no distrito de Lácio.

 

“Em um ano no governo faz mais do que a administração passada em oito. Isto por que a equipe toma as providências para acompanhar o crescimento da população e da indústria”, frisa o prefeito.

 

“Esta obra é estratégica, assim como as outras, a intenção é otimizar o processo e criar reservas para o caso de emergências como ocorre no verão”, finaliza o presidente do Daem, José Carlos Polegato.

 

(Fonte: O Diario de Marilia)

Portal de Licitações