Categories: Notícias

Nova promessa para MT-040 não é cumprida

As obras de pavimentação estão divididas em 04 lotes, sendo que o lote 01 precisa de uma nova licitação.

A promessa de retomada das obras de conclusão da pavimentação da MT-040, rodovia alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, pelo Pantanal, não se concretizou. Em março deste ano, o secretário estadual de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Cinésio Nunes, havia assegurado que os trabalhos de conclusão da rodovia seriam retomados logo após o período de chuvas, em maio. No entanto, em pleno mês de julho, as obras na estrada ainda estão paradas.

 

O presidente do Comitê Pró-Rodovias, empresário Elmo Bertinetti, externou ao Jornal A TRIBUNA ter ficado decepcionado com o não cumprimento da promessa. Além disso, outra crítica é diante da falta de respostas por parte do Governo do Estado sobre a situação. “Tenho tentado falar com o Cinésio e não tenho retorno nenhum”, externou o empresário, apontando a falta de explicações à sociedade sobre os problemas existentes na condução das obras.

 

Nesta segunda-feira (30/06), Bertinetti acabou conseguindo uma posição a respeito da situação das obras da MT-040 com o deputado federal Wellington Fagundes. A informação obtida pelo presidente do Comitê Pró-Rodovias foi de que o Governo do Estado está tendo dificuldades na liberação dos recursos para retomada das obras. Esse problema, segundo informado, se deve à falta de prestação de contas referente ao lote 01 das obras, próximo a Mimoso.

 

Bertinetti foi informado que o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, deve ir hoje (01/07) para São Paulo, onde também deve envidar esforços para destravar a liberação dos recursos pelo Banco do Brasil para as obras na estrada. “Além de não cumprir as promessas, o pior é a falta de explicações”, reforçou ele, lembrando que, brevemente, chegará novamente o período chuvoso, quando os trabalhos estarão, mais uma vez, impossibilitados.

 

A intenção agora, segundo Bertinetti, é aguardar uma posição da ida do governador a São Paulo e, caso não haja avanços, pretende convocar uma reunião do Comitê Pró-Rodovias para ver que medidas podem ser tomadas por parte da sociedade civil.

 

Vale lembrar que, no dia 03 de maio de 2013, em Rondonópolis, o governador Silval Barbosa assinou a ordem de serviço para a pavimentação imediata do trecho restante da MT-040, com promessa de conclusão ainda no ano passado. As obras, contudo, mal iniciaram.

 

A conclusão da MT-040 necessita da pavimentação de um trecho de 77 quilômetros, dentro de uma extensão de 230 quilômetros. As obras de pavimentação estão divididas em 04 lotes, sendo que o lote 01 precisa de uma nova licitação.

 

(Fonte: Tribuna MT)

Portal de Licitações