Integrantes do Movimento Passe Livre e ambulantes protestam na Estação da Lapa, na noite desta segunda-feira, 18, contra a licitação do sistema de transporte coletivo de Salvador.
Integrantes do Movimento Passe Livre e ambulantes protestam na Estação da Lapa, na noite desta segunda-feira, 18, contra a licitação do sistema de transporte coletivo de Salvador.
Cerca de 100 manifestantes se reúnem no terminal rodoviário, mas, no momento, não interferem no tráfego, informou a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom).
De acordo com a Transalvador, o grupo, que chegou a bloquear o fluxo de entrada e saída da estação, parou alguns ônibus e colocou passageiros de graça. A mobilização começou por volta das 18h.
Ainda coforme o MPL, a privatização da Estação da Lapa vai resultar na retirada dos vendedores ambulantes, violando o direito universal ao trabalho.
Licitação
O edital de licitação do sistema de transporte coletivo de Salvador está disponível para consulta pública no site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) e estará acessível à população para sugestões e críticas, até o dia 22 deste mês.
Segundo a Semut, com a licitação o passageiro vai contar com um serviço mais seguro, confortável e veloz. Sobre a concessão, a Secretaria informa que os serviços serão concedidos à empresa que apresentar o maior valor de outorga e os recursos reinvestido no transporte e mobilidade urbana.
A tarifa inicial é de R$ 2,80 com previsão de revisão a cada quatro anos, baseada na variação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro reajuste deverá ocorrer somente em dezembro de 2014.
A Secretaria destaca algumas inovações como a adoção do sistema de monitoramento da frota, realizado em tempo real por meio de GPS, que permitirá fiscalizar a oferta de linhas de acordo com a demanda de passageiros.
(Fonte: A tarde)
Read more
Read more