Categories: Notícias

MP do Rio denuncia suspeitos de desviar dinheiro público

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou à Justiça quatro sócios da firma Barrier Comércio e Serviços Ltda., acusados de vendas superfaturadas de material hospitalar com dispensa de licitação.

 

 

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou (acusou formalmente) à Justiça quatro sócios da firma Barrier Comércio e Serviços Ltda., acusados de promover um esquema de desvio de dinheiro da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil com vendas superfaturadas de material hospitalar com dispensa de licitação.

Segundo a Promotoria, só a compra de 22,4 milhões de embalagens de gaze teve 84,38% de seu valor superfaturado em relação ao preço praticado, sendo comprado da Barrier pelo governo do Rio pelo preço unitário de R$ 0,59. De acordo com a Divisão Anti-Cartel do Ministério Público, foram R$ 7,6 milhões gastos a mais com superfaturamento, sem licitação.

A denúncia foi encaminhada à 39ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, que já expediu mandados de busca e apreensão nas residências do casal Maurício e Tânia Gerginer, moradores da Barra da Tijuca (zona oeste) e que, segundo o MPRJ mantinham comandavam a Barrier por meio de dois funcionários que agiriam como testas-de-ferro Leandro Pinto Coccaro e José Joaquim dos Santos Mansur, também denunciados.

A 39ª Vara Criminal também apreendeu computadores, discos rígidos, livros de contabilidade e outros documentos nos endereços apontados nos contratos com o governo estadual como sedes da Barrier Comércio e Serviços Ltda. e Kademed Medicamentos Ltda., ambas no shopping Nova América, em Del Castilho (zona norte).

 

(Fonte: Folhaonline)

Portal de Licitações