Categories: Notícias

México abre licitações para estudos do gasoduto Reynosa de US$ 200 mi

A operadora de rede de gás do México, Cenagas, está procurando um parceiro para a construção de um novo gasoduto de 3,6 bilhões de pesos (US$ 200 milhões) para substituir aquele que cruza a capital do estado de Tamaulipas, Reynosa.

A Cenagas convocou nesta quarta-feira (5) a apresentação de propostas preliminares para determinar a viabilidade do projeto e atualizar os dados que o Ministério das Finanças (SHCP) já tem em carteira de uma concorrência anterior publicada no site de compras Compranet.

A nova linha de 56 km passará fora da área urbana em meio a questões de segurança. O duto atual pode causar um acidente a qualquer momento, conforme a análise de custo-benefício do projeto, publicada pela SHCP.

A linha começará perto da fronteira do Texas, onde a Texas Eastern Transmission Pipeline Company (TETCO) e a Tennessee Gas Pipeline (TGP/Tennessee) se encontram. Em seguida, conectará com a estação Anzaldúas, na periferia leste de Reynosa, e seguirá para oeste até a estação Medición 19, próxima ao complexo de processamento de gás de Burgos.

A construção do projeto envolve duas interconexões com os oleodutos de importação TETCO e Tennessee, três estações de medição com cinco plataformas de três trens de bitola ultrassônica e cruzamentos para linhas de água e telecomunicações.

“O projeto terá uma vida útil de 30 anos, portanto o horizonte de avaliação vai do ano de 2023 ao ano de 2055”, disse a Cenagas na análise.

Embora o orçamento do projeto inclua financiamento federal de 580 milhões de pesos este ano, 2,4 bilhões em 2024 e o restante em 2025, uma licitação para a construção ainda não foi lançada.

O vencedor da preliminar será anunciado no dia 10 de abril e a análise do edital deve ficar pronta em 112 dias.

(Fonte: BNAmericas)

Portal de Licitações