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Metrô gastou R$ 193 mil em 2015 para manter obras paradas da Linha 4

Há 12 anos o Metrô de São Paulo começou a Linha 4-Amarela, mas quatro estações ainda não estão prontas. As obras estão paradas, à espera de uma nova empresa que acabe o serviço. Enquanto isso, os vizinhos sofrem não só com a falta de alternativa de transporte, mas com a insegurança e a desvalorização dos imóveis. De agosto do ano passado até fevereiro desse ano, o Metrô gastou R$ 193 mil com segurança e manutenção das estações que não estão prontas na Linha 2-Amarela. As informações são do SPTV.

Além disso, a Linha 2-Verde, que começa na Vila Madalena, passa pela Avenida Paulista, seria estendida até Guarulhos, se tornando a primeira linha de metrô a chegar em uma cidade fora da capital. As desapropriações e até algumas demolições dos futuros canteiros de obras foram feitas, no último ano, mas ninguém bateu um prego sequer para levantar as estações. Agora tem um monte de terreno e imóveis vazios na Zona Leste. Só com as desapropriações já foram gastos R$ 494 milhões.

O SPTV faz esta semana uma série de reportagens sobre mobilidade urbana. É o Anda SP, que vau falar das obras do Metrô, corredores e terminais de ônibus que estão atrasadas, paradas ou suspensas na Grande São Paulo.
A obra da Estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela está parada desde o começo do ano passado. A obra começou em 2004. Muita gente que morava no entorno não aguentou ser vizinho de uma estação fantasma e foi embora. O preço do aluguel caiu pela metade e mesmo assim os imóveis continuam vazios.

“Nós temos imóveis nessa rua que estão desalugados há 4 anos”, diz a diretora de vendas de uma imobiliária Luiza Pinheiro. “A gente vê o descaso dessa situação, dessa obra aqui, que eles prometiam entregar em 2012, 2013, depois 2016 não passaria e os proprietário estão assim. Não só os proprietários, como nós, os corretores, administradores, que cada vez o prejuízo é maior.”

Por causa das obras do Metrô, a rua Heitor dos Prazeres virou uma rua sem saída. Antes ela ia para a avenida Francisco Morato, só que agora ela tem um portão bem em uma das entradas da obra. Para os moradores não ficarem sem nenhuma passagem, o Metrô fez um corredor.

Em um relatório feito pelo metro a pedido do tribunal de contas do estado, a companhia explicou que só pra estação Vila Sônia foram feitos dois contratos em 2012.

Um de R$ 386 milhões para a estação do Metrô e o outro de R$ 172 milhões para o terminal de ônibus. As duas obras deveriam ter acabado em 2014, mas não estão prontas e a obra ainda ficou mais cara. Ainda em 2014, o Metrô assinou um aditivo e aumentou o valor da obra do terminal em 10%.

Outras três estações da Linha 4-Amarela também não estão prontas: São Paulo-Morumbi, Oscar Freire e Mackenzie Higienópoilis.

Fonte: G1

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