Categories: Notícias

Mesmo sem financiamento de Marinha, EISA é realidade, diz governo

Aprovada por enquanto apenas a licença do IMA, que era necessário para que o estaleiro participasse de licitações.

De acordo com o governo do Estado, o anúncio de que o Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM) cancelou o pedido de financiamento para a construção de quatro estaleiros no Brasil, entre eles o EISA em Alagoas não muda o cronograma que foi definido pelo governador Teotônio Vilela no último encontro que ele teve em Brasília com a ministra -chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann no último dia 25 de outubro.

Na reunião o governador anunciou que o estaleiro deve começar suas obrar em março, 60 dias após a aguardada aprovação, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), da licença ambiental, que é esperada até meados de janeiro.

Mesmo com o otimismo do governo, o anúncio do CDFMM aumenta a série de problemas que o governo alagoano vem enfrentando para concretizar sua maior promessa de campanha, que segundo dados do próprio governo, deve oferecer 10 mil empregos diretos e cerca de 40 mil indiretos.

Problemas

Além do cancelamento do financiamento do Conselho da Marinha existe a própria licença ambiental do IBAMA, que até hoje não foi aprovada (Aprovada por enquanto apenas a licença do IMA, que era necessário para que o estaleiro participasse de licitações), além da falta de garantias da Petrobrás para que o estaleiro construa os navios.

Como se não bastasse existe o desgaste do secretário responsável por tocar o projeto, Luiz Otávio Gomes, que está as voltas de um escândalo envolvendo o Banco Pan Americano.

Page: 1 2

Portal de Licitações