Categories: Notícias

Mesmo sem concluir licitação, prefeitura de Jaú garante aula no dia 20


Secretaria de Educação diz que nenhum aluno ficará sem merenda

A Secretaria de Educação de Jaú (47 quilômetros de Bauru) desmentiu ontem informações de que o início do ano letivo nas escolas municipais seria novamente adiado e garantiu que, mesmo com o processo de licitação para a compra da merenda em andamento, as aulas começarão na próxima segunda-feira (20).

Conforme divulgado pelo JC, as escolas municipais de Jaú deveriam começar a receber os estudantes no dia 6 de fevereiro mas, em razão de entraves envolvendo a licitação para a aquisição de itens da merenda para os cerca de 9,7 mil alunos da rede, no fim de janeiro, a prefeitura decidiu adiar o início das aulas para 20 de fevereiro.

O processo de licitação aberto pelo município para contratar empresa responsável por fornecer as refeições foi revogado pelo fato de contar com um só concorrente, o que poderia levantar questionamentos sobre a ausência de competitividade. Apenas um lote – o de hortifrútis – foi homologado por atrair mais de um interessado.

A secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo, explicou que, mesmo com o certame para lotes de carnes e estocáveis em andamento, o início das aulas será mantido. “É obvio que nós fizemos algumas adaptações de cardápio agora e estamos remanejando os estoques de tal forma para que não tenha prejuízo”, declara.

FASE FINAL

De acordo com Tumolo, as minutas dos editais e dos contratos dos lotes, que incluem carne bovina em cubos e moída, frango e itens como arroz, feijão, açúcar e farinha, já foram finalizadas e aguardam o parecer do procurador jurídico para publicação. Ainda não há prazo para que a licitação desses produtos esteja concluída.

Ela ressalta que, além de fornecer refeições para 20 escolas de ensino fundamental e 23 de ensino infantil, o município é responsável pela alimentação oferecida nas creches – que não fecharam nas férias -, escolas estaduais e entidades conveniadas, no total de mais de 34.700 refeições diárias, distribuídas em 88 postos de entrega.

“A gente gostaria de tranquilizar os pais. As aulas vão começar no dia 20, e com merenda”, garante. Segundo a secretária, o calendário escolar, com 200 dias letivos, já foi homologado. “Não tem prejuízo curricular, não tem prejuízo pedagógico de qualquer natureza. Os professores estarão presentes e preparados para o acolhimento dessas crianças”, diz.

(Fonte: JC Net)

Portal de Licitações